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PRÁTICAS DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NA LITERATURA NACIONAL
Última alteração: 2015-06-15
Resumo
As expressões “informação é poder” e o “poder da informação” permeiam a sociedade atual nos mais diferentes aspectos de sua composição nos espaços econômicos, políticos, tecnológicos, tornando a informação potência central que impulsiona as mais diversas atividades sociais. Sob essa perspectiva, podem-se destacar as questões que envolvem a necessidade, o acesso, o uso e a produção informacional. É neste sentido que se percebe, de forma evidente, a importância de ações que promovam a competência na produção e no uso de informações em diferentes contextos, como na educação e nas organizações. Assim, estudos sobre Competência em Informação, principalmente, no campo de estudos da informação (a Biblioteconomia e a Ciência da Informação), buscam compreender as práticas que podem promover a informação como fator de desenvolvimento social. Baseada na evidente relevância da aprendizagem contínua e autônoma no cenário atual tem-se como objetivo central deste trabalho a identificação das práticas de competência em informação apresentadas na literatura nacional da área de estudos. Os procedimentos metodológicos adotados para a elaboração dessa pesquisa fundamentam-se na metodologia exploratória com abordagem qualitativa. Essa opção se deu diante da necessidade de buscar maior familiaridade com o tema. Os dados analisados foram documentos publicados em fontes de informação do campo de estudos da informação. E a seleção dos documentos analisados baseou-se nos seguintes critérios: a) escolha das fontes de informação pesquisadas; b) delimitação temporal; c) utilização do termo “Competência em Informação” (entre aspas); d) elaboração da busca avançada no campo de palavras-chave. O resultado da pesquisa evidenciou a concentração de trabalhos com abordagem teórica sobre a temática. Com relação àqueles com abordagem prática, pode-se notar a dispersão geográfica da temática em âmbito nacional, a possibilidade de classificação dos textos “práticos” em níveis enunciativos ou descritivos das ações de Competência em Informação e a baixa incidência de textos que apresentavam parâmetros para as avaliações. Conclui que outros trabalhos devem ser desenvolvidos a partir do recorte proposto e que outros recortes podem auxiliar no desenvolvimento do objetivo utilizado.
Palavras-chave
Competência em Informação; Prática; Brasil.