Portal de Conferências da UnB, IV Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

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ANÁLISE DA INTER-RELAÇÃO DA CULTURA E DA COMPETÊNCIA EM ORGANIZAÇÕES COMPETITIVAS
Cassia Dias Santos, Juliete Susann Ferreira de Souza, Marta Lígia Pomim Valentim

Última alteração: 2015-06-16

Resumo


O contexto organizacional contemporâneo exige dos sujeitos organizacionais comportamentos voltados à criação e ao compartilhamento de informação e conhecimento. Partindo-se da ideia de que a competitividade entre as organizações requer informações advindas tanto do ambiente interno quanto externo, cuja finalidade é acompanhar as mudanças advindas de cenários futuros, bem como responder as novas demandas que surjam, faz-se necessário valorá-las de maneira a transformá-las em insumo para a geração de diferenciais competitivos. Essa dinâmica associada a gestão da informação e do conhecimento, propicia que as organizações se mantenham competitivas no mercado em que atuam. Nesse contexto, a cultura organizacional merece destaque, pois se constitui em um fator determinante para a geração, apropriação, compartilhamento e uso de informação e conhecimento em ambientes organizacionais, ou seja, a cultura organizacional influi decisivamente na percepção dos sujeitos organizacionais, no que tange as ações e comportamentos voltados à informação e ao conhecimento, porquanto os valores, crenças, ritos, mitos, normas e artefatos, disseminam o que se considera relevante no ambiente organizacional. Destaca-se que, como reflexo da cultura organizacional, o comportamento informacional envolve a relação intencional ou não intencional do sujeito organizacional com a informação e o conhecimento que, por sua vez, pode ser implícita ou explícita no ambiente organizacional. Se por um lado, há a necessidade de se trabalhar adequadamente as dimensões relativas ao comportamento informacional, por outro lado é preciso identificar as competências que intensificam a geração, apropriação, compartilhamento e uso da informação, tanto individualmente quanto coletivamente, no cotidiano de uma organização. Evidencia-se, assim, que os indivíduos competentes em informação são aqueles que sabem acessar, perceber, recuperar, apropriar e usar a informação de maneira que haja um reflexo no coletivo organizacional. Diante do contextualizado, a pesquisa apresentada objetiva apresentar a análise da inter-relação entre a cultura organizacional e a competência em informação em organizações competitivas. Parte-se do pressuposto de que organizações competitivas dependem da cultura organizacional e da competência em informação, para que os sujeitos organizacionais possam de fato desenvolver seus processos estratégicos. Esta discussão é relevante, uma vez que o impacto do comportamento e da competência em informação é real no que tange a geração de diferenciais competitivos. As ações estratégicas dependem de uma mudança de paradigma em relação a valorização da informação e do conhecimento que, por sua vez, são essenciais para as organizações alcançarem eficiência em mercados cada vez mais competitivos. A partir de tais reflexões este trabalho faz um resgate teórico enfocando o contexto da cultura organizacional como fator determinante para o desenvolvimento do comportamento informacional e da competência em informação dos sujeitos organizacionais, estabelecendo a relação e a influência destes no processo de inteligência organizacional.

Palavras-chave


Cultura Organizacional; Gestão da Informação; Gestão do Conhecimento; Comportamento Informacional; Competência em Informação; Inteligência Organizacional.