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MEDIAÇÃO E USO CRÍTICO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: O PAPEL DA ESCOLA
Roseane Andrelo, Tamara de Souza Brandão Guaraldo, Maria Eugenia Porém

Última alteração: 2015-06-14

Resumo


O objetivo deste artigo foi discutir o uso crítico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) pelos sujeitos no âmbito da inter-relação entre educação e mediação. A partir da pesquisa bibliográfica, nota-se que a discussão sobre a apropriação das TICs pela escola baseia-se em argumentos econômicos e pedagógicos pautados na tecnologia como meio eficaz para ensinar conceitos básicos, criação de programas específicos para necessidades especiais, preparar o educando para o mercado de trabalho e atingir grande número de estudantes. Apreende-se que as TICs são necessárias, mas não suficientes, pois ao exercer o papel mediador entre o público e a realidade concreta, expõem a consequente necessidade de preparar as pessoas para o seu uso crítico e criativo. A mediação e uso crítico acontecem quando a educação promove um amplo debate de todos os atores no processo de apropriação da informação, envolvendo educadores e educandos, meios e usuários, comunidades, movimentos sociais, entre outros, construindo e negociando o significado das informações veiculadas.

Palavras-chave


Mediação; Educação; Informação; Tecnologia.

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