Portal de Conferências da UnB, IV Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

Tamanho da fonte: 
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ACERVOS: A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NA TRÍADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Mônica Regina Peres, Antonio Lisboa de Carvalho Miranda, Elmira Luzia Melo Soares Simeão

Última alteração: 2015-06-14

Resumo


Mostra a relevância da biblioteca universitária como um dos pilares da tríade ensino, pesquisa e extensão nas universidades brasileiras. Sendo a biblioteca, de qualquer instituição de ensino superior, um dos principais itens avaliados para aprovação e reconhecimento dos cursos de graduação justifica-se a importância de implantação de ações para capacitar usuários. Antes do início da disciplina foi realizadas visitas in loco e análise bibliográfica e relato de outras experiências do trabalho conjunto desenvolvido pela Biblioteca Central e Faculdade de Ciência da Informação na Universidade de Brasília em outras ações. Foram observadas as formas para um melhor atendimento à demanda de formação informacional dos usuários, sendo assim possível relacionar os temas comuns a serem trabalhados e realizar a divisão de módulos de conteúdo. O planejamento e execução ocorreram através da oferta de uma disciplina transversal, que contou com o envolvimento de bibliotecários e docentes e observados os cuidados com o desenvolvimento de acervos adequados aos usuários. Demonstra a necessidade em desenvolver acervos que atendam à realidade atual, com a divulgação das informações disponíveis e o correto uso de ferramentas tecnológicas pelos usuários. Descreve ações que estimulam a pesquisa de forma a criar as competências em informação com a implantação da disciplina transversal.

Palavras-chave


Competência em Informação; Biblioteca Universitária; Ensino Superior; Desenvolvimento de Coleções.