Portal de Conferências da UnB, IV Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

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FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PROGRAMAS E AÇÕES
Renata Lira Furtado, Regina Célia Baptista Belluzzo

Última alteração: 2015-06-14

Resumo


A sociedade contemporânea tem exigido o desenvolvimento de habilidades para lidar com a informação, colocando a Competência em Informação como condição que permite ao indivíduo usufruir das informações e dos recursos tecnológicos para desenvolver-se de forma autônoma, atender suas próprias necessidades informacionais e as necessidades do seu meio social. Assim, apresenta-se pesquisa que visa, inicialmente, identificar aplicações práticas das orientações teóricas, relativas a essa competência, propostas por organismos nacionais e internacionais. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para o desenvolvimento de políticas que visem organizar e desenvolver programas e ações efetivas que possam reduzir e solucionar problemas e diferenças ocasionados por essa nova realidade social e econômica e que propiciem o pleno exercício da cidadania por meio da democratização do acesso à informação e da inclusão digital.

Palavras-chave


Competência em Informação; Políticas Públicas; Inclusão Social.