Portal de Conferências da UnB, IV Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

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INFOCOMUNICAÇÃO: DELINEAMENTO E REPRESENTAÇÃO
Elismar Vicente Reis, Maria Inês Tomaél

Última alteração: 2015-07-10

Resumo


O estreito vínculo entre atores sociais e dispositivos propicia a evolução da indústria informacional por encontrar na comunicação um forte aliado. Os ambientes de interações virtuais possibilitam um modo de comunicação específico, facilitado por plataformas baseadas em sistemas digitais de partilha de informação. Devido a falta na literatura de concepções claras e uma caracterização consistente para a expressão infocomunicação, o objetivo do trabalho foi identificar na literatura distintas abordagens conceituais sobre o termo infocomunicação e refletir sobre os elementos para sua representação. O encaminhamento metodológico se deu pela pesquisa bibliográfica nas bases de dados do Portal de Periódicos da Capes e nas publicações da área de Ciência da Informação, além de livros, teses e dissertações. Não encontramos uma abordagem conceitual cabal para infocomunicação, assim, de acordo com a literatura analisada, esboçamos alguns conceitos para o termo “infocomunicação” que podem representá-lo. Comunicação por si só não basta assim como a informação. Não há sentido em dispositivos tecnológicos sem a ação humana. A tecnologia não é protagonista dos processos de comunicação e a exclusão do ser humano nessa relação mudaria a principal função dos dispositivos, que é de servir como facilitador de interações. Concluímos que infocomunicação não dissocia interação social das ferramentas e considera todo processo de ação informacional, facilitado por dispositivos que não perduram em função simplesmente do instrumento mas das transcrições sociais ali presentes. Não é apenas a estrutura que provê o fluxo de informações e seus dispositivos de partilha, mas a junção destes complementados pela ação humana.

Palavras-chave


Infocomunicação; Dispositivos; Plataformas Infocomunicacionais.