Portal de Conferências da UnB, IV Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

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O ASPECTO SOCIAL, AS COMPETÊNCIAS E O PERFIL DO BIBLIOTECÁRIO NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Cláudio Marcondes Castro Filho

Última alteração: 2015-09-02

Resumo


A biblioteca escolar deve ser reconhecida como um equipamento cultural e, ainda, como uma instituição social, com intuito de integrar a sociedade da informação, estabelecendo novos conceitos e se adequando às realidades sociais, culturais, educativas e tecnológicas da sociedade. Com a explosão informacional, a sociedade contemporânea necessita de profissionais bibliotecários que atuem em biblioteca escolar com competências que possam atender as novas demandas de produtos e serviços de informação. Sendo assim, qual é o papel e as competências desses profissionais? Estão preparados para a demanda social de nossos leitores? Nesse aspecto o objetivo desse estudo é apontar o perfil e as competências do bibliotecário no campo social utilizando como escopo a biblioteca escolar. Para a pesquisa utilizamos como método científico, a pesquisa exploratória, que tem como finalidade desenvolver e elucidar conceitos e ideias e que normalmente envolvem a pesquisa bibliográfica e documental. Com relação ao bibliotecário escolar apontamos que deve ter como práticas de atuação, a intermediação entre a biblioteca, o leitor e o contexto, entre a técnica e a promoção da leitura; deve estar atento para ajudar a erradicar, ou pelo menos amenizar, a exclusão digital e a falta de acesso à informação; deve prescindir de conjunto de atitudes, habilidades e competências que o certifiquem a trabalhar e contribuir de forma positiva, ser flexível, saiba administrar a unidade de informação escolar, gerando recursos e serviços de informação, trabalhar com as ferramentas disponibilizadas pelas tecnologias da informação e comunicação e aproximar a comunidade escolar com o espaço da biblioteca.

Palavras-chave


Biblioteca Escolar; Competência; Aspecto Social; Bibliotecário.