Portal de Conferências da UnB, III Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

Tamanho da fonte: 
O portal de recursos científicos de acesso aberto do Centro de Estudos Brasileños da Universidad de Salamanca: uma ferramenta de acesso à informação científica brasileira
José Antonio Frías, Augusto Ribeiro

Última alteração: 2014-08-19

Resumo


O excesso de informação oferecida pelo uso da WWW tem criado várias dificuldades aos investigadores. Frequentemente ouve-se falar de Acesso Livre à informação, de grandes quantidades de documentos científicos disponíveis sem qualquer custo, e a pergunta repete-se: Onde está essa informação?
Afigura-se que a preocupação do investigador alterou-se significativamente nos últimos anos, estando agora focalizados em como encontrar os documentos necessários à sua investigação, sem, no entanto, questionarem se estes existem ou não. Este excesso de informação enquanto não devidamente classificada e estruturada, não terá qualquer utilidade para a investigação científica e o seu acesso a ela continua a ser demasiado difícil, não garantindo as mesmas oportunidades de acesso a todos os utilizadores, como por vezes é anunciado.
Neste cenário surgem novas soluções tecnológicas que pretendem facilitar, não só a pesquisa, mas também a descoberta de informação. Muitas destas soluções recuperam os metadados de um conjunto de bases de dados previamente configuradas no sistema e executam a pesquisa sobre esses metadados, remetendo o utilizador para o documento original na fonte da informação.
O serviço que estamos a implementar no CEB (Centro de Estudios Brasileños) procura juntar o melhor das soluções tecnológicas existentes, criando um portal que permita recuperar informação de várias fontes e adicionar documentação local e sobretudo pretende classificar essa informação e agrupá-la de acordo com a área temática à qual pertenece.
Assim, criamos uma solução tecnológica onde está definida uma estrutura classificativa da documentação, permitindo ao investigador “navegar” de acordo com a sua área de interesse até à localização do documento ou, em alternativa a este tipo de “navegação”, efetuar a pesquisa e obter os resultados mais rapidamente. As pesquisas podem recorrer ao uso de operadores booleanos e o formulário disponível permite usar e combinar vários campos.
Pretende-se com esta nova solução tecnológica permitir aos investigadores localizar, a partir do nosso portal, toda a informação de origem brasileira ou que o assunto esteja relacionado com o Brasil, possibilitando desta forma rentabilizar o trabalho de investigação de todos os que atuem nestas áreas.
A solução adotada recorre a uma plataforma baseada no sistema DSPACE, com a possibilidade de depósito de documentos já mais vulgarizada pelos repositórios, mas também adicionando uma nova funcionalidade que permite recuperar os metadados de outras plataformas.

Palavras-chave


Acceso abierto, información científica, Centro de Estudios Brasileños (USAL)