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APRENDENDO A APRENDER: uma experiência inovadora em competência em informação na UnB
Última alteração: 2014-08-19
Resumo
A Universidade de Brasília, por iniciativa da Faculdade de Ciência da Informação, está introduzindo experimentalmente uma nova disciplina no curriculum dos cursos de graduação ministrados na universidade. A disciplina Aprendendo a aprender, será desenvolvida com base nas práticas e metodologias aplicadas na área de competência em informação.
Este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento da estrutura desta disciplina e sua aplicação, observando como as inovações propostas se adequaram a realidade e a estrutura da UnB e quais são suas perspectivas futuras.
A disciplina foi concebida para orientar alunos matriculados nos primeiros semestres dos cursos de graduação da UnB a realizarem pesquisas de forma autônoma utilizando diversas ferramentas em diferentes plataformas e bases de dados e capacitar esses alunos a identificar fontes e aplicar métodos de pesquisa científica.
Serão atendidos cerca de 200 alunos e a disciplina será ofertada nos 4 campi que compõem a UnB ( Ceilândia, Darcy, Gama e Planaltina). Será desenvolvida na modalidade semipresencial com atividades a distância e aulas presenciais. A coordenação geral do curso será da FCI, mas cada campi terá uma coordenação local encarregada de gerenciar a execução do curso em sua unidade acadêmica.
Sua estrutura básica será apresentada a partir de um site, e seu conteúdo será dividido em 4 módulos temáticos: História da UnB, Informação, Comunicação e Pesquisa. Os módulos serão aplicados por professores de diversas áreas do conhecimento com o apoio de tutores que acompanharão o desenvolvimento das atividades dos alunos.
Com o objetivo de criar uma interface que propicie um diálogo mais interativo com os alunos, o conteúdo dos módulos será composto por materiais elaborados em diversos suportes como vídeos, fotografia, textos, ebooks etc. Além disto os alunos serão também estimulados a apresentar o resultado de seus trabalhos de forma criativa utilizando ferramentas e suportes diversificados que serão apresentados em uma feira de ciências a ser realizada ao final da disciplina.
Este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento da estrutura desta disciplina e sua aplicação, observando como as inovações propostas se adequaram a realidade e a estrutura da UnB e quais são suas perspectivas futuras.
A disciplina foi concebida para orientar alunos matriculados nos primeiros semestres dos cursos de graduação da UnB a realizarem pesquisas de forma autônoma utilizando diversas ferramentas em diferentes plataformas e bases de dados e capacitar esses alunos a identificar fontes e aplicar métodos de pesquisa científica.
Serão atendidos cerca de 200 alunos e a disciplina será ofertada nos 4 campi que compõem a UnB ( Ceilândia, Darcy, Gama e Planaltina). Será desenvolvida na modalidade semipresencial com atividades a distância e aulas presenciais. A coordenação geral do curso será da FCI, mas cada campi terá uma coordenação local encarregada de gerenciar a execução do curso em sua unidade acadêmica.
Sua estrutura básica será apresentada a partir de um site, e seu conteúdo será dividido em 4 módulos temáticos: História da UnB, Informação, Comunicação e Pesquisa. Os módulos serão aplicados por professores de diversas áreas do conhecimento com o apoio de tutores que acompanharão o desenvolvimento das atividades dos alunos.
Com o objetivo de criar uma interface que propicie um diálogo mais interativo com os alunos, o conteúdo dos módulos será composto por materiais elaborados em diversos suportes como vídeos, fotografia, textos, ebooks etc. Além disto os alunos serão também estimulados a apresentar o resultado de seus trabalhos de forma criativa utilizando ferramentas e suportes diversificados que serão apresentados em uma feira de ciências a ser realizada ao final da disciplina.
Palavras-chave
informação; comunicação; pesquisa