Portal de Conferências da UnB, III Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

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A NECESSIDADE DE COMPETÊNCIAS INFORMACIONAIS EM CURSOS SUPERIOR A DISTANCIA: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE EAD NA UNIVERSIDADE TIRADENTES
Pablo Boaventura Sales Paixão, Aurora Cuevas Cerveró, Ronaldo Nunes Linhares

Última alteração: 2014-08-19

Resumo


O presente artigo apresenta as análises das Necessidades Informacionais (NI) de ingressantes na Universidade Tiradentes (UNIT), Sergipe-Brasil, na modalidade Educação a Distância (EAD). A fundamentação teórica baseia-se em definições de Estudos de Usuários disponíveis na literatura da Ciência da Informação, bem como em autores que discutem o conceito de Competências Informacionais. De caráter exploratório, destina-se a conhecer as NI dos estudantes no que se refere à informação científica. Está amparada na abordagem quali-quantitativa, tendo o Estudo de Caso como modalidade de pesquisa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário online, com perguntas abertas e fechadas, disponibilizado aos 1.520 ingressantes dos cursos da EAD do semestre 2013.2. O critério para a amostragem foi o não-probabilístico por acessibilidade, quando 145 estudantes responderam o referido instrumento. Os dados quantitativos foram exportados para o Statistical Package for the Social Science (SPSS), onde foram geradas tabelas de frequência relativas a questões como: os recursos informacionais utilizados na realização de atividades e a utilização da Biblioteca Universitária. Os dados qualitativos foram analisados através da Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin, que resultaram nas seguintes categorias: interatividade do conteúdo; dificuldades na realização de pesquisas na internet; normas para a produção acadêmica e, o papel da biblioteca universitária para a formação universitária. As análises evidenciam a necessidade de a Universidade, neste caso os cursos de EaD, buscar articular as potencialidades interativas e dialógicas das tecnologias digitais às estratégias pedagógicas utilizadas para a formação de estudantes universitários no tocante às competências informacionais.

Palavras-chave


formação universitária; necessidades informacionais; competências informacionais.