Portal de Conferências da UnB, III Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

Tamanho da fonte: 
Literacias Digitais Emergentes na juventude conectada brasileira
Brasilina Passarelli

Última alteração: 2014-08-19

Resumo


A pesquisa #juventudeconectadabrasil realizada por iniciativa e financiamento da FundaçãoTelefônica – VIVO prevê a participação de dois atores institucionais de renome: o IBOPE - Instituto Nacional de Pesquisas para realização da coleta nacional tanto do survey com 1440 respondentes, com cobertura nacional, como das entrevistas e procedimentos qualitativos. Ao Núcleo das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação Escola do Futuro – USP” coube a seleção e análise dos dados coletados e a redação do relatório final em formato de livro impresso e ebook.
A pesquisa justifica-se na centralidade da tecnologia digital na vida contemporânea, com a emergencia da Internet das coisas e Big Data. Os principais achados da pesquisa, considerando os resultados tanto do survey quanto das entrevistas revelam que celular democratiza o acesso à internet; a residência como local de acesso mais frequente; que os acessos se fazem via notebooks, tablets e celular . As atividades mais populares são a comunicação interpessoal, redes sociais e e-mails. Também foram analisados os comportamentos dos em suas relações com a educação e aprendizagem; suas atitudes como ativistas e futuros empreendedores . FInalizando a pesquisa foram propostas uma categorização para os jovens estudados na sua utilização da tecnologia caracterizando-os como exploradores iniciante, intermediaries e avançados.
Os principais resultados reiteram que os jovens são diferentes nos múltiplos “brasis” neste país de características continentais e, ao mesmo tempo ,também fortalecem a percepção de homogeneização dos comportamentos dos atores em rede. Neste fluxo e refluxo de informações e conhecimentos construimos a teia que nos ajuda a melhor conhecer eassim projetar futuras políticas públicas para o future desta juventude conectada e globalizada

Palavras-chave


Literacias Digitais, Internet das coisas, educação, juventud

Referências


ANGELUCI, Alan César Belo; GALPERIN, Hernan. O consumo de conteúdo digital em lan houses por adolescentes de classes emergentes no Brasil. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 17, p. 246-257, 2012.

BALMANT, Ocimara. Cresce exposição dos jovens na Internet. O Estado de São Paulo, Caderno Vida, A27, 2 de dezembro de 2012.

BECKER, Howard. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Hucitec, 1993.

BOX 1824. O sonho brasileiro: um estudo sobre o Brasil e o futuro, a partir da perspectiva do jovem de 18 a 24 anos. Disponível em: http://pesquisa.osonhobrasileiro.com.br/indexi2.php?id=148. Acesso em 17 de outubro de 2013.

BRAGA, Adriana. Usos e consumo de meios digitais entre participantes de weblogs: uma proposta metodológica. XXI Encontro da COMPÓS, Curitiba, PR, junho de 2007

BRESCIANI, Eduardo. Marco Civil exigirá ‘data centers’ locais. Jornal O Estado de São Paulo, Link, p. B14, 6 de novembro de 2013.

BRINGUÉ, Xavier: SÁBADA, Charo; TOLSÁ, Jorge. La Generatión Interactiva en Iberoamérica 2010: Niños y adolescentes ante las pantallas. Madrid: Fundación Telefónica, 2011. (Colección Geraciones Interactivas - Fundación Telefónica).

BUSCATO, Marcela; MAURO, Filipe. O novo ativista digital. Revista Época, n.º 789, p.48-64, de 8 de julho de 2013.

CALDERARI, Juliana. Bota o fone, por favor! Folha de São Paulo, Caderno Folhateen, 9, fevereiro de 2009.

CALMON, Lilian. Radiografia das favelas brasileiras. Mundo Marketing. Disponível em: http://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/pesquisa/29195/radiografia-das-favelas-brasileiras.html Acesso em 11 de novembro de 2013.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. 2013.

CASTRO, Gisela G.S. Screenagers: entretenimento, comunicação e consumo. In: BARBOSA, Lívia (org.). Juventudades e gerações no Brasil contemporâneo. p.61-77. Porto Alegre: Sulina, 2012

CELI, Maria. Juventude, Igualdade e Protestos, Revista Brasileira de Sociologia, vol.1, no 2, 2014.

CISCO INTERNET BUSINESS SOLUTIONS GROUP. What customers want from Wi-Fi (Brazil). Insights from CISCO IBSG Customer Research. Agosto de 2012 Disponível em: http://www.cisco.com/web/about/ac79/docs/sp/Wi-Fi_Customer-Research_Brazil.pdf. Acesso em 1 de setembro de 2013.


COGO, Denise Maria; LOPES, Daniel Barsi. Juventude e cidadania: uso das mídias digitais na ONG Aldeia, em Fortaleza. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, ano 10, v.27, p.13-33, mar.2013.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL (CGI.br). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras TIC Educação 2012. Brasília: CGI.br, 2013.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL (CGI.br). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil. TIC Domicílios 2012. Brasília: CGI.br, 2013.

DEZZUANNI, Michael; MONROY-HERNANDEZ, Andres. "Prosuming" across Cultures: Youth Creating and Discussing Digital Media across Borders. COMUNICAR , Pages: 59-66 DOI: 10.3916/C38-2012-02-06, MAR 2012.

DOURADO, Flávia. A centralidade da tecnologia no mundo contemporâneo. Disponível em: http://www.iea.usp.br/noticias/a-centralidade-da-tecnologia-no-mundo-contemporaneo Acesso em 22 de outubro de 2013.

DRSKA, Moacir. Redes sociais podem gerar cerca de U$ 17 bilhões. Valor Econômico, 26 de julho de 2012, p. B2.

ERENSOY, Sirin. Together but alone: human isolation in the digital era. Visualist 2012: International Congress on Visual Culture New Approaches in Communication, Art and Design Digitalization. Pages: 145-148 (2012).

ESCOBAR, Herton. Usar celular ou tablete à noite pode prejudicar o sono. O Estado de São Paulo, Metrópole, A 24, 23 de maio de 2013.

FEDOCE, Rosângela Spagnol; SQUIRRA, Sebastião Carlos. A tecnologia móvel e os potenciais da comunicação na educação. LOGO 35, vol. 18, n.º 02, p.267-278, 2º semestre de 2011.

FELIX, Vinicius. A nova chance do Myspace. O Estado de São Paulo, Caderno Link, 1 de outubro de 2012, p. L7.

FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico 2010: Aglomerados subnormais – informações territoriais. Rio de Janeiro: IBGE, 2013.

GAMAGE, P. & HALPIN, E. E-Sri Lanka: Bridging the Digital Divide. The Electronic Library, 25(6), 2007.

GERAÇÃO Y. 52% dos profissionais não concluíram o ensino médio e 9% dominam outra língua. O Estado de São Paulo, Empregos, p.4, 14 de julho de 2013.
GREGORY, Helen. Youth take the lead: digital poetry and the next generation. English in Education, Vol 47, Pages 118-143, DOI: 10.1111/eie.12011, (2013).

GUEDES, Denize. 59% dos jovens dirigem teclando celular. O Estado de São Paulo, C1, 8 de junho de 2012.

GUZZI, Drica. Web e participação – a democracia no século XXI. São Paulo: Editora Senac, 2011.

HÁ ESPAÇO para ampliar a concorrência na telefonia. Valor Econômico, 9, 10 e 11 de novembro de 2012, p. A18.

HESSEL, Camila. No meio do redemundo. O Estado de São Paulo, Caderno Aliás, E 10, 7 de julho de 2013.

INSTITUTO DATA FAVELA. Mapa do consumo dos moradores de favelas no Brasil. São Paulo: Instituto Data Favela, 2013.

INSTITUTO DATA FAVELA. Radiografia das favelas brasileiras. São Paulo: Instituto Data Favela, 2013.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Download de músicas e filmes no Brasil: um perfil dos piratas online. Brasília: IPEA, 10 de maio de 2012 (Comunicados IPEA n.º 147).

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – IPEA. Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) – Serviços de Telecomunicações. Brasília: IPEA, março de 2014.

KIKOOMA, Julius. Does entrepreneurship make sense for African youths? Young people's beliefs and perceptions aboutentrepreneurship in Uganda. INTERNATIONAL JOURNAL OF PSYCHOLOGY Volume: 47 Special Issue: SI Supplement: 1 Pages: 505-505 Published: 2012.

KUBOTA, L. C.; SOUSA, R. A. F.; CORTEZ, I. S. Download de músicas e filmes no Brasil: um perfil dos piratas on-line. Radar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior, n. 17. Brasília: Ipea, dez. 2011. Disponível em: . Acesso em: 23 Abr. 2011.

LATOUR, Bruno. Reassembling the social: an introduction to actor-network theory. New York, Oxford University Press, 2005.

LEMOS, André. Anjos interativos e retribalização do mundo: sobre interatividade e interfaces digitais, 1997. Disponível em http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/lemos/interativo.pdf. Acesso em 13 de janeiro de 2012.

LEMOS, André; JOSGRILBERG, Fábio (Orgs.). Comunicação e mobilidade: aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2009.

LEMOS, André: PASTOR, Leonardo & OLIVEIRA, Nestor. WI-Fi Salvador: mapeamento colaborativo e redes sem fio no Brasil. Intercom – BRCC, São Paulo, v.35, n.1, p. 183-204, jan./jun. 2012.

LLISTERRI, J., H. KANTIS, P. ANGELELLI; TEJERINA. L., 2006, “Youth Entreprenuership in Latin America, Inter-American Development Bank Forthcoming,” Background paper for the WDR 2007.

LIVINGSTONE, Sonia. Internet literacy: a negociação dos jovens com as novas oportunidades on-line. MATRIZes, São Paulo, ECA-USP, Ano 4, n.2, p.11-42, 2011.

MACHADO, Mônica. Consumo e politização: discursos publicitários e novas formas de engajamento juvenil. Rio de Janeiro: Editora Mauad X, 2011).

MARANHÃO, Ana Carolina Kalume. Perspectivas de desenvolvimento e participação cidadã na era da cultura digital. MATRIZes, São Paulo, ano 7, n.º 1, jan./jun.2013, p. 291-295.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. As novas sensibilidades: entre urbanias e cidadanidas MATRIZes, São Paulo, n.2, p. 207-215, abril de 2008.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Novas visibilidades políticas da cidade e visualidades narrativas da violência, MATRIZes, São Paulo, n.1, p. 27-39, out./2007.

NERI, Marcelo. Juventude que conta. Brasília: IPEA, 2014. (Publicações do Seminário “Juventude e Risco: perdas e ganhos na crista da população jovem).

NICOLAI-DA-COSTA, Ana Maria. Impactos psicológicos do uso de celulares: uma pesquisa exploratória com jovens brasileiros. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 20, n.2, p.165-174, mai./ago., 2004.


O ESTADO DE SÃO PAULO. Caderno Estadão PME – Pequenas e Médias Empresas, A escolha jovem: o desejo de ter o próprio negócio seduz a atual geração que já não quer mais construir uma carreira convencional em grandes empresas, 26 de junho de 2013. 10 p.

OLIVEIRA, J.M.; FIGUEIREDO, C.O. Análise dos determinantes da demanda por conexões de banda larga fixa no Brasil, Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, n. 30, dez./2013.

PAPP. Anna Carolina; AGUILLAR, Ligia. Financiamento coletivo é a nova forma de consumo. O Estado de São Paulo, Link, B8, 3 de junho de 2013.

PASSARELLI, Brasilina; JUNQUEIRA, Antonio Hélio. Gerações interativas no Brasil: crianças e adolescentes diante das telas. São Paulo: Fundação Telefônica Brasil/Escola do Futuro (USP), 2012.

PASSARELLI, Brasilina; JUNQUEIRA, Antonio Helio; BOTELHO-FRANCISCO, Rodrigo Eduardo. Netnografia no Programa de inclusão digital AcessaSP. Comunicação e Educação (USP), v. XVII, p. 13-22, 2012.


PASSARELLI, Brasilina; JUNQUEIRA, Antonio Hélio; ANGELUCI, Alan. Os nativos digitais no Brasil e seus comportamentos diante das telas. MATRIZes, São Paulo, ECA-USP, Ano , n , p., jun. 2014.

PENTEADO, Claudia. Plataforma digital impulsiona leitura. Jornal Propaganda & Marketing, São Paulo, 10 de setembro de 2012, p. 3.

PERALVA. Carla. SMS. O Estado de São Paulo, Link, n.º 1043, 31 de outubro de 2011: L1

PRENSKY, Marc. Don’t bother me, Mom, I’m learning! – How computer and videogames are preparing your kids for 21 st century succes and how you can help! Saint Paul, Minnesota: Paragon House, 2006.

RHEINGOLD, Howard. Net Smart: how to thrive online. Massachusetts, EUA: MIT Press, 2012;

RHEINGOLD, Howard. Smart Mobs: the next social revolution. New York: Basic Books, 2003.

RHEINGOLD, Howard. The virtual community: homesteading on the electronic frontier. Reading, MA: Addison-Wesley, 1993.

RHEINGOLD, H. Entrevista concedida a Alexandre Matias. In: MATIAS, A. Como o online muda o offline. O Estado de São Paulo, Link, p.L2, 23 de abril de 2012.

RONCOLATO, Murilo. Leis da internet serão decididas nesta semana. Jornal O Estado de São Paulo, Link, p. B12, 28 de outubro de 2013.

SAFATLE, Vladimir. Juventude perdeu o medo do capitalismo. Outras Palavras Comunicação Compartilhada e Pós-Capitalismo. Disponível em:
http://outraspalavras.net/posts/safatle-juventude-perdeu-o-medo-do-capitalismo/. Acesso em: 03 de julho de 2013.

SILVA, Sandra Rúbia. Performance de masculinidade, práticas de subversão: o consumo de telefones celulares entre jovens de camadas populares. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, ESPM, ano 9, v.9, n.26, p.61-82, nov. 2012.

TAPSCOTT, Don. Growing up digital: how the net generation is changing the world. Nova York: McGraw-Hill, 2008.

TORRES, Haroldo da Gama; FRANÇA, Danilo; TEIXEIRA, Jacqueline; CAMELO, Rafael; FUSARO, Edgard. O que pensam os jovens de baixa renda sobre a escola. São Paulo: CEBRAP/ Fundação Victor Civita, junho de 2013 (Estudos e Pesquisas Educacionais).

TRUCANO, Michael. Alguns desafios para os formuladores de políticas educativas na era das TIC. In: COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL (CGI.br). Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação nas Escolas Brasileiras – TIC Educação 2011. p. 65-71. Brasília: CGI.br, 2012.

UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT (UNCTAD). Measuring the impacts of information and communication technology for development. United Nations: UNCTAD, 2011 (Current Studies on Science, Technology and Innovation, 3).