Portal de Conferências da UnB, III Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

Tamanho da fonte: 
Uma análise da rede social de tutores de comunidade em estado vulnerabilidade social, nos aspectos de comunicação da informação e inclusão digital
Benedito Medeiros Neto, Eliandra Isys

Última alteração: 2014-08-19

Resumo


A análise voltou-se para identificar autores principais, suas funções e relações. Assim, a coleta de dados foi individualiza, avaliando os relacionamentos preponderantes e irrelevantes, e por fim a geração de grafos de atuação e influências.
A análise foi focada nos tutores, mas não desprezou-se os demais, pois fazem parte da mesma rede, focando-se nas relações exercidas entre tutores em suas diversas formas de inclusão e literacias digitais de indivíduos com barreiras de acesso e cognitivos, sempre com apoio de várias tecnologias.
Observou-se que os tutores do Paranoá e Itapoã, mantém forte conexão entre si, e as cinco categorias de atores: tutores, líderes comunitários, professores, instrutores e alunos. Utilizou-se métodos clássicos e heurísticos para aproximar-se da realidade da rede social.
A relação estabelecida entre eles foi sempre do tipo forte, pois todos se comunicam entre si. Eles possuem responsabilidades bem definidas dentro do projeto de literacias digitais via dispositivos. Identificou-se vários mecanismos de comunicação utilizados pelos atores. A comunicação esteve presente em todas as relações.
Os resultados mostram a frequência de comunicação estabelecida pelos tutores com cada um os autores e, principalmente, e diversidade dos meios de comunicação usados. Foi uma análise dinâmica e com múltiplos tipos de relacionamento.

Palavras-chave


Análise de redes sociais, inclusão digital, literacias digitais, comunicação da informação, e inclusão social.