Portal de Conferências da UnB, III Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

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Aportes da Cognição no Desenvolvimento de Competências e Habilidades e na Articulação da Mediação
Marilene Lobo Abreu Barbosa, Aida Varela

Última alteração: 2014-10-03

Resumo


Reflete-se sobre o paradoxo que vive a sociedade contemporânea em meio a uma massa incomensurável de informações disponibilizadas nos vários sistemas de informação e as barreiras de acesso a informações de qualidade, embora haja um movimento na rede em prol da criação de ferramentas tecnológicas interativas e de fácil manuseio, bem como de sistemas inteligentes, capazes de interpretar e compreender, em tese, o pensamento do usuário dos sistemas de informação. Infere-se que o impasse é causado, essencialmente, por três fatores: o crescimento exponencial da informação veiculada nos vários sistemas de informação, os quais superam a capacidade do indivíduo de processá-la; a inabilidade do sujeito em buscar a informação, usando eficientemente os recursos e ferramentas de busca; o não desenvolvimento de competências e habilidades pertinentes aos processos cognitivos mais complexos, fatos que apontam para a necessidade de reavaliação dos processos e técnicas de organização do conhecimento, sobretudo facilitando a disponibilidade para o acesso, bem como a capacitação do usuário no que tange ao desenvolvimento de habilidades cognitivas complexas, que o capacitem para o acesso e uso da informação, de modo significativo e transformado. A proposta é a de apresentar experiências sobre a aplicação dos estudos de cognição no desenvolvimento de competências e habilidades e na articulação da mediação, bem como nos processos interativos de organização, representação e disseminação da informação, na perspectiva de alcançar o usuário, reduzindo as barreiras, estimulando-o, atendendo-o e ampliando suas expectativas de acesso ao saber, ao conhecimento científico e à cultura.

Palavras-chave


Competência em Informação; Mediação; Cognição;Acesso ao conhecimento.