Última alteração: 2014-08-19
Resumo
RESUMO
Trata da temática que inclusão do surdo e de seu direito à informação em ambientes virtuais e dos padrões de usabilidade e acessibilidade como essenciais para este acesso. Aborda questões relacionadas à aquisição da linguagem da leitura, do domínio da escrita, da alfabetização e do letramento para enfatizar a dificuldade encontrada por este usuário nos ambientes tanto físicos quanto virtuais e conceitos de Direito à informação. A justificativa para o trabalho se pautou na contribuição para os estudos mais aprofundados sobre o tema já que há uma brecha silenciosa na literatura da área, com vistas a garantir uma reflexão sobre o tema. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar quantas e quais bibliotecas de universidades federais brasileiras aplicam as recomendações de acessibilidade e usabilidade para usuários surdos em seus sites. Os resultados demonstraram que apenas dois sites apresentaram uma quantidade superior de recomendações de acessibilidade em detrimento aos outros pesquisados, entretanto, apenas um site conjugou um número superior de recomendações de acessibilidade e usabilidade, mas em vista da necessidade desse tipo de usuário, não foram considerados suficientes para que a navegação possa ser eficiente conforme as diretrizes internacionais.