Portal de Conferências da UnB, III Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

Tamanho da fonte: 
GERENCIAMENTO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O CURSO DE BACHARELADO EM BIBLIOTECONOMIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO BRASIL
Mariza Russo

Última alteração: 2014-08-19

Resumo


Avanços nas telecomunicações, nas tecnologias de multimídia e na Internet têm ampliado o interesse pela Educação a Distância (EaD), porque possibilitam vantagens logísticas e pedagógicas como autonomia, interatividade, orientação para os alunos e maior eficácia da aprendizagem.  Além disso, a necessidade educacional se intensificou com a industrialização dos países, o que possibilitou a EaD ser percebida como uma solução inovadora para minimizar esse déficit educacional. Paralelamente a esse contexto educacional, o campo da Biblioteconomia se constitui como área de formação de profissionais, capacitados para processar o grande volume de informações geradas e promover sua recuperação em benefício da sociedade. Atualmente, a formação nessa área é de responsabilidade de 43 cursos presenciais, oferecendo aproximadamente 3.000 vagas anuais. Diante desse cenário, a Universidade Aberta do Brasil e o Conselho Federal de Biblioteconomia desenvolveram proposta pedagógica do curso de EaD nessa área e a Universidade Federal do Rio de Janeiro foi selecionada para gerenciar o processo de elaboração do material didático para o curso. Este projeto, que envolverá docentes de todo o país, responsáveis pela elaboração dos conteúdos das 50 disciplinas do currículo, prevê o acompanhamento das etapas de desenvolvimento deste material, para que a oferta do curso pelas universidades possa ser implementada.


Palavras-chave


Biblioteconomia. Formação profissional. Educação a distância. Material didático.

Referências


BATISTA, W. B. Educação a distância: ampliar ou superar distâncias? 2001. 2 v. (Doutorado em Educação) Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001.

BELLONI, M. L. Educação a distância. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2003. (Coleção Educação Contemporânea)

FERRAZ, A. P. C. M. Instrumento para facilitar o processo de planejamento e desenvolvimento de materiais instrucionais para a modalidade a distância. São Carlos, 2008. 234 f. Tese (Engenharia de Produção) – Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos. São Carlos, 2008.

FROÉS, T.; CARDOSO, A. Práticas pedagógicas utilizando um Ambiente Virtual de Aprendizagem para Construção Colaborativa do Conhecimento. Datagramazero: Revista de Ciência da Informação, v. 9, n. 2, jun. 2008.

GRADUAÇÃO em Biblioteconomia na modalidade a distância: projeto pedagógico. Brasília, DF: CAPES: CFB, 2010.

LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (Org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

LITWIN, E. (Org.). Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2001.

LOBO NETO, F. J. S. Educação à distância: regulamentação. Brasília, DF: Plano, 2000.

MAIA, C.; MATTAR, J.  ABC da EaD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

NISKIER, A. Educação à distância: tecnologia da esperança – políticas e estratégias para a implantação de um sistema nacional de educação aberta e à distância. São Paulo: Loyola, 1999.

______. Filosofia da Educação: uma visão crítica. São Paulo: Loyola, 2001.

OLIVEIRA, F. B. de, (Org.) Desafios da educação: contribuições estratégicas para o ensino superior. Rio de Janeiro: E-Papers, 2009.

OLIVEIRA, M. de, (Coord.) Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2005.

PETERS, O. Didática do ensino a distância. São Leopoldo: UNISINOS, 2001.

______. A educação a distância em transição: tendências e desafios. São Leopoldo: UNISINOS, 2003.

VALENTE, J. A.; MORAN, J. M. Educação a distância: pontos e contrapontos. São Paulo: ABDR, 2011.

VILLARDI, R.; OLIVEIRA, E. G. Tecnologia na educação: uma perspectiva sócio-interacionista. Rio de Janeiro: Dunya, 2005.