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QUALIDADE E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS – APLICAÇÃO AO MODELO CRAI (CENTRO DE RECURSOS DE APRENDIZAGEM E INVESTIGAÇÃO)
Ana Isabel Leal Marques

Última alteração: 2014-08-19

Resumo


O atual ambiente tecnológico e digital redefiniu as técnicas de aprendizagem e de docência no ensino superior, afetando não só a universidade, mas também a biblioteca universitária, enobrecendo a sua importância no processo de aprendizagem, como elemento essencial na formação universitária. As bibliotecas universitárias devem responder ao novo paradigma educativo, adaptando-se ao novo contexto tecnológico e aos novos ambientes de aprendizagem. Para garantir a qualidade dos seus serviços é necessário avaliar o seu desempenho de acordo com os novos reptos educativos a que enfrentam. Através da análise de vários marcos e projetos internacionais de qualidade e de avaliação de desempenho, aplicados ao universo das bibliotecas universitárias, pretende-se criar um modelo de avaliação estabelecendo um marco de indicadores de qualidade para a avaliação da biblioteca universitária como centro de recursos de aprendizagem e investigação (CRAI). Como resultado pretende-se obter um conjunto de indicadores de avaliação de desempenho associados aos elementos de aprendizagem, docência e investigação, que possam ser aplicados na transformação da biblioteca universitária em CRAI. É necessário garantir a qualidade e melhoria contínua, alcançando uma gestão eficaz através da avaliação do desempenho de acordo com os atuais ambientes tecnológicos, consolidando a biblioteca universitária no sistema educativo a que pertence.

Palavras-chave


Bibliotecas Universitárias; CRAI; Avaliação; Qualidade; Indicadores de desempenho