Portal de Conferências da UnB, III Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

Tamanho da fonte: 
ASPECTOS DA USABILIDADE DA TV DIGITAL PELA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA: PROJETO BRASIL 4D
Cristiana Freitas G. de Araujo Cristiana Freitas

Última alteração: 2014-08-19

Resumo


Este artigo faz uma reflexão sobre a usabilidade da TV digital pública a partir de análise do projeto Brasil 4D, coordenado pela Empresa Brasil deComunicação - EBC, que oferece informações e serviços públicos interativos pela TVDi para a população de baixa renda do Distrito Federal.

O Brasil 4D utiliza a tecnologia convergente da TV digital e das telecomunicações para levar informações e serviços sobre oferta de emprego e cursos de qualificação, dentre muitos outros, para uma população que não tem acesso à internet.

O projeto articula conteúdos audiovisuais, aplicações e design interativo para aproximar a população dos serviços públicos a ela destinados. A organização e tratamento das informações do Brasil 4D apresentadas pela interface interativa combinam a arquitetura de informação da aplicação à grade de programaçãobroadcast dos conteúdos audiovisuais.

Tendo como referência os resultados da pesquisa “Brasil 4D - Estudo do Impacto Socioeconomico da TV digital pública interativa”, promovida pelo Banco Mundial sobre o projeto piloto realizado na Paraíba, adotamos a observação direta e os dados de acesso enviados pelo canal de retorno 3G para analisar o comportamento da audiência no DF e o poder de inclusão digital e social da TVDi junto à população de baixa renda.

 

 


Palavras-chave


TV digital interativa, arquitetura de informação, usabilidade, interfaces e narrativas interativas.

Referências


ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas “Televisão Digital Terrestre- Codificação de dados e especificações de transmissão para radiodifusão digital. Parte 2: Ginga-NCL para receptores fixos e móveis – Linguagem de aplicação XML para codificação de aplicações”, 2007.

AZEVEDO, R. G. A.; TEIXEIRA, M. M.; SOARES NETO, C. S. NCL Eclipse: Ambiente Integrado para o desenvolvimento de aplicações para a TV Digital Interativa em Nested Context Language. SBRC: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, 2007.

BANCO MUNDIAL. Brasil 4D - Estudo do Impacto Socioeconomico da TV digital pública interativa. DF, 2013

BARBOSA FILHO, A.; CASTRO, C.; TOME, T.. Mídias digitais: convergência técnológica e inclusão social. SP: Paulinas, 2005

CROCOMO, F. TV Digital e a Produção Interativa. Florianópolis: Ed UFSC, 2007.

BARBOSA FILHO, A.; CASTRO, C. Apontamentos para a implantação da TV pública digital no Brasil. IN: TELEVISÃO DIGITAL. Livro da Compós. – 2009 / Orgs. Sebastião Squirra e Yvana Fechine – Porto Alegre: Sulina, 2009.

Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação - Cetic.br. TIC Domicílios e usuários 2013, disponível em http://cetic.br/usuarios/tic/2013/

Companhia de Planejamento do Distrito Federal - CODEPLAN. Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) 2013.

CPqD. “Cartilha de Recomendações de Usabilidade para aplicações em TVDi”, Brasil, Versão 1, 5.2012.

[4] CASTRO, C.. Serviços, Aplicativos e Conteúdos Digitais Multiplataformas – avanços no campo público de televisão digital. 4o. Volume. Brasilia: Ed. IPEA. Disponível em http:// www.ipea.gov.br/sites/000/2/livros/2012/ livro_panoramadacomunicacao_volume04_20 12.pdf . Acesso em março de 2013.

[4] FREITAS, C. e CASTRO, C. (2010). Narrativas Audiovisuais para Múltiplas Plataformas. Revista Bibliocom, 7, Disponível em http://www.intercom.org.br/bibliocom/sete/ pdf/cosette- castro-cristiana-freitas.pdf Acesso em janeiro de 2013.

Fundação Telefônica, Vivo e USP. Gerações Interativas no Brasil - Crianças e adolescentes diante das telas. SP, Escola do Futuro, 2012

GAWLINSKI, MARK. Interactive Television Production. Oxford: Focal Press, 2003. 2003

GOSCIOLA, V. Roteiro para Novas Mídias – do game a TV interativa. São Paulo: SENAC, 2003.

JENKINS, H. A Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

MARTÍN-BARBERO, J. Dos Meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.

MELO, M. T. TV Digital: ferramenta de transformação social na era da informação. IN: TV Digital: qualidade e interatividade. Brasília: Confez/CNI, 2007, (pp. 139- 150).

SCOLARI, C. A . Ecología de la Hipertelevisión. Complejidad narrativa, simulación y transmedialidad em la televisión contemporánea.

IN: TELEVISÃO DIGITAL. Livro da Compós. – 2009 / Orgs. Sebastião Squirra e Yvana Fechine – Porto Alegre: Sulina, 2009.

SOARES NETO, C. S. et al. Construindo Programas Audiovisuais Interativos utilizando a NCL 3.0 e a Ferramenta Composer. 2007.