Portal de Conferências da UnB, III Congresso Nacional do Projeto Rondon

Tamanho da fonte: 
PROMOÇÃO DE SAÚDE ATRAVÉS DA OPERAÇÃO RONDON EM BARRA DO JACARÉ/PR
Luiz Ricardo Marafigo Zander, Lorena de Freitas Calixto, Ana Paula Veber, Cintia Duarte de Aquino, Geovana Friesen, Giulia Micheletti Sgarbossa, Maria Antonia Ramos Costa, Maria Fabiana Sirino de Campos

Última alteração: 2017-12-11

Resumo


Em 1986, a carta de Ottawa trouxe mudanças na concepção de promoção de saúde ao considerar diversos aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais influenciando diretamente nas condições de vida e saúde de um indivíduo. Assim, no período de 23 de julho a 5 de agosto, sob a coordenação Universidade Estadual de Ponta Grossa, a equipe multidisciplinar da Operação Rondon 2017 em Barra de Jacaré procurou fortalecer alguns pontos propostos pela carta. Entre as formas de ação executadas figuravam as oficinas de Primeiros Socorros e de Saúde Bucal. Objetivo: relatar a execução das oficinas de Primeiros Socorros e de Saúde Bucal realizadas pelos rondonistas no Colégio Estadual Maria Francisca de Souza e Escola Municipal Pio XII do município de Barra do Jacaré durante a Operação Rondon 2017. Materiais e métodos: A oficina de Primeiros Socorros foi aplicada aos profissionais de educação durante a Semana Pedagógica como atividade de formação continuada. Os temas abordados foram: corpos estranhos, engasgamento, síncope, fraturas e entroses, picadas e mordidas, queimaduras, traumatismo craniano e hemorragia nasal. Isso através de método expositivo, teatralização e participação ativa dos envolvidos. Já a oficina de Saúde Bucal foi aplicada aos escolares com o intuito de fomentar habilidades de autocuidado e transmitir conhecimento a respeito dos fatores causadores da cárie e de como é possível agir diretamente de maneira a barrá-los. Ambas as oficinas foram ministradas por rondonistas sob supervisão de um coordenador da Operação. Resultados: Por intermédio da ação conjunta dos rondonistas e do público-alvo, percebeu-se, através dos discursos dos profissionais, a falta de alguns conhecimentos que eram exigidos na vida diária. Isso deixava-os à mercê do senso comum e do imaginário social. A oficina de Saúde Bucal ao ser ministrada de forma lúdica facilitou a compreensão e o armazenamento dos conhecimentos pelos escolares. Esses, mostraram-se curiosos a respeito dos processos e foi possível perceber que traziam consigo uma bagagem intelectual prévia amplamente difundida entre eles. Conclusões: A oficina de Primeiros Socorros possibilita que o indivíduo esteja mais preparado para agir diante de situações de emergência influenciando no desfecho da morbidade da vítima. A de Saúde Bucal serviu como instrumento de empoderamento dos escolares, os quais ao levar adiante os conhecimentos desfrutarão de melhor saúde futura. Ambas as ações demandaram da equipe dedicação, paciência e capacidade de comunicação em prol da promoção de saúde e impacto positivo no cotidiano dos envolvidos.


Texto completo: PDF