Última alteração: 2017-12-11
Resumo
Durante a Operação Cinquentenário, a PUCRS realizou atividades no município de Teixeirópolis, em Rondônia, no qual uma das maiores demandas dizia respeito à gestão de conflitos nas equipes de Unidade de Saúde da Família e do Hospital de Pequeno Porte. Objetivos: Relatar e discutir a experiência vivenciada pela equipe da PUCRS em Teixeirópolis para a solução de conflitos nas equipes de saúde do município. Materiais e Métodos: A oficina “SUS: Motivação, Humanização e Educação” teve o intuito de promover um espaço de discussão aos profissionais da saúde, para debater questões pertinentes ao trabalho e à gestão da saúde pública no município. Foram utilizadas dinâmicas para estimular o relato dos problemas mais frequentes dos funcionários, administração e gestão, com o intuito de explicitar as dificuldades em comum e a possibilidade de auxílio mútuo. Foi realizada uma dinâmica para distribuição de elogios e debatida a importância de palavras gentis e da gratidão no ambiente de trabalho. Além disso, através de origami, foi discutida a capacidade de transformação das pessoas. Resultados: A oficina proporcionou uma ampla discussão, mediada pelos acadêmicos, sobre as dificuldades encontradas pela equipe do SUS no município. Foi debatida a necessidade de melhoria na comunicação entre membros da gestão, administração e funcionários, assim como com a comunidade. Além da importância da atenção primária em saúde, foram ressaltadas diversas estratégias de acolhimento da população. Os elogios trocados entre os servidores provocaram uma reflexão sobre pequenas ações individuais no ambiente de trabalho e a melhora nas relações interpessoais que as mesmas podem proporcionar, enquanto o origami realizado em grupo, além de demonstrar o espírito de equipe, relembrou sobre a capacidade de mudança e aprimoramento individual. Conclusão: A oficina promoveu diversos questionamentos a respeito do funcionamento das unidades de saúde no município, com o intuito de perpetuar os debates sobre a necessidade de melhorias na comunicação e no relacionamento interpessoal entre servidores, gestão e comunidade, reacendendo a essência dos princípios do SUS e fazendo com que os profissionais se sentissem valorizados. Aos acadêmicos, o Projeto Rondon proporcionou um aprendizado sobre gestão de conflitos e um maior entendimento sobre o Sistema Único de Saúde.