Portal de Conferências da UnB, III Congresso Nacional do Projeto Rondon

Tamanho da fonte: 
Projeto Rondon e o estudante de medicina: Uma aula de multiculturalidade
Scarlet Orihuela, Fábio Herrmann, Gustavo Guthmann Pesenatto, Stephanie Schmidt, Denis Dockhorn

Última alteração: 2017-12-11

Resumo


O Projeto Rondon permite adquirir conhecimentos que vão além da técnica, propiciando a acadêmicos o contato com a comunidade e a troca de experiências entre estudantes de diferentes cursos e IES do país. Objetivos: Relatar experiências vivenciadas por acadêmicos de medicina junto a diferentes cursos e universidades, em três diferentes Operações, nos Estados de Maranhão, Tocantins e Rondônia. Relato de Experiência: Em cada cidade, uma equipe multidisciplinar, composta por duas IES, cada uma com oito discentes e dois docentes orientadores, realizou atividades em espaços públicos de municípios do país, durante cerca de 14 dias. As ações consistiram em oficinas coordenadas pelos estudantes e abordaram temas das áreas de saúde, educação, cidadania, trabalho e produção, comunicação, tecnologia, meio ambiente e cultura. Os trabalhos foram realizados com diferentes públicos de diversas faixas etárias, entre eles: servidores públicos, lideranças comunitárias e sociedade civil. Resultados: As vivências do Projeto Rondon contribuíram para a formação profissional e pessoal dos estudantes, possibilitando a aquisição de competências de inter-relação, liderança, comunicação e organização. Proporcionaram também um vínculo entre as universidades e a comunidade, uma vez que permite a realização de diversas ações de forma muito próxima com diferentes públicos. Todas as três Operações possibilitaram uma visão ampla sobre as realidades dos diferentes municípios, os quais mantiveram em comum a receptividade e o acolhimento das equipes pela população. Conclusão: O Projeto Rondon contribuiu para a comunidade, proporcionando conhecimento e informação. Entretanto, os maiores beneficiados foram os acadêmicos, visto que o conhecimento proporcionado pela vivência frequentemente não é adquirido em salas de aula. O Projeto Rondon possibilitou aos estudantes de medicina o envolvimento com a realidade multicultural da comunidade, colaborando para a humanização dos futuros profissionais e a formação de cidadãos mais conscientes de seu papel social.


Texto completo: PDF