Portal de Conferências da UnB, III Congresso Nacional do Projeto Rondon

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OPERAÇÃO RONDON EM BARRA DO JACARÉ/PR NA FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES
Ana Paula Veber, Cintia Duarte De Aquino, Diego Elias Baffi, Wellington Inacio Da Silva, Geovana Friesen, Giulia Micheletti Sgarbossa, Giuly Biancato Da Silva, Iomara Favoreto, Thiago Hilario, Jaqueline De Oliveira Dos Santos, Joab Jacometti De Oliveira, Juliana Silva Safraider, Kethlyn Tainá Lemes, Letícia Gapski Lira, Luiz Ricardo Marafigo Zander, Maria Antonia Ramos Costa, Maria Fabiana Sirino De Campos, Maria Luísa Konrad Bettoni, Thamiris Leandro Da Silva

Última alteração: 2017-12-11

Resumo


Visando uma relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade através de um dos componentes do tripé das universidades brasileiras, em 2015, foi criado na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) o projeto de extensão universitária “Operação Rondon UEPG”. Em 2017, em sua terceira edição, desenvolveu ações em dez municípios do Norte Pioneiro do Paraná, incluindo de Barra do Jacaré. OBJETIVO: O presente trabalho tem como intuito relatar a intervenção realizada na cidade de Barra do Jacaré pelos rondonistas durante o período de 23 de julho a 5 de agosto de 2017 sob a coordenação UEPG. MATERIAIS E MÉTODOS: O município de Barra do Jacaré tem aproximadamente 2.800 habitantes e uma área de 115 mil km². Durante 14 dias, a partir de parceria formalmente constituída com a prefeitura municipal, a cidade contou com uma equipe multidisciplinar de rondonistas composta por dezoito integrantes, os quais estavam vinculados à UEPG, à Universidade Estadual do Paraná e ao Movimento Escoteiro. Desses, haviam quatro docentes coordenadores e discentes dos cursos de graduação em Artes Cênicas, Dança, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Farmácia, Geografia, Jornalismo, Medicina, Música, Odontologia, Pedagogia e Ciências Sociais. Foram utilizados para a realização das ações métodos expositivos, e, principalmente, oficinas pedagógicas previamente preparadas com base nas demandas trazidas pelas lideranças locais aos coordenadores da Operação em visitas prévias ao município. RESULTADOS: Através da ação conjunta, foi possível realizar atividades voltadas para saúde, educação, meio ambiente, direitos humanos entre outras. O público atingido era composto pela comunidade em geral e grupos específicos como professores, estudantes, grupos de jovens, agropecuaristas, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais, vereadores e comerciantes. Foram desenvolvidas 114 oficinas durante o período da Operação Rondon 2017, com 1907 participações da comunidade barrense. Nestas oficinas, buscou-se contribuir com as demandas locais apresentada previamente identificadas, e oportunizou-se aos discentes a imersão na realidade local. CONCLUSÕES: Através de ações como as realizadas na operação Rondon, torna-se possível a todos os docentes, discentes e agentes universitários participantes o exercício da cidadania e do altruísmo. Esse, muitas vezes é, para os acadêmicos, reprimido pela educação universitária convencional, e não estimulado aos cidadãos. São ações como essa que aprimoram nos futuros profissionais competências como comunicação, liderança, sensibilidade e bom-senso exigidas num trabalho em equipe multidisciplinar. Além disso, atitudes como essa fazem com os próprios habitantes tornem-se agentes multiplicadores no meio em que vivem, ampliando o alcance das ações extensionistas propostas


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