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Educar: imersão, ação, reflexão
Última alteração: 2017-12-11
Resumo
Este trabalho apresenta um breve estudo sobre o Projeto Rondon 2017, Operação Serra do Cachimbo, a partir da experiência da equipe do Centro Universitário Senac, de São Paulo, no município de Novo Mundo, Mato Grosso, em julho de 2017. Além dos professores Adriano De Luca (reserva), Myrna de Arruda Nascimento (adjunta) e Ralf José Castanheira Flôres (coordenador), foram rondonistas os alunos Bruno Antunes (Arquitetura e Urbanismo), Felipe Bevevino Greco (Design Industrial), Gabriela Setim (Arquitetura e Urbanismo, reserva), Jade Cristina Alves de Souza (Engenharia Ambiental e Sanitária), Jefferson Robles Marques (Gastronomia), Maria Clara Palma Baldoni (Design Gráfico), Paulo Emílio Madruga Schulze (Audiovisual), Tiago Yuiti Fraústo Saito (Design Industrial), Wilsom Delfim de Moraes Neto (Engenharia Ambiental e Sanitária). Tal estudo tem foco no processo de formação dos alunos, da seleção dos candidatos até a vivência nos dias da operação. Temos, portanto, um momento de submissão da candidatura, apresentação e entrevista com os candidatos, conforme critérios pré-determinados. Em seguida, duas fases, sendo a primeira de ambientação e (re)conhecimento entre a equipe formada; a segunda, de adequação do projeto após a Viagem Precursora. Por fim, a ida para o Campo de Provas Brigadeiro Veloso e a operação, de fato, em Novo Mundo. É justamente a perspectiva crítica sobre este processo, como professores e educadores, que nos leva à análise que será apresentada, traduzida pelos momentos de imersão, ação e reflexão, onde destacamos o processo coletivo e individual no amadurecimento dos alunos, nos aspectos multidisciplinares e profissionais em sua formação, assim como o caráter humanizador da experiência no local, com todas as trocas flagradas durante a quinzena naquela comunidade.
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