Última alteração: 2017-12-11
Resumo
A mediação da leitura está em direta relação com cenários, tempos e sujeitos. Essa tríade deve ser o ponto de partida para qualquer prática mediada de formação de leitores, seja na escola, seja na comunidade. Diversos autores defendem amplamente a formação de mediadores de leitura como ação de fomento à formação de leitores. Este artigo objetiva relatar e analisar atividades de formação de mediadores e de promoção de leitura realizadas na Operação Açaí, em julho de 2012, na cidade de Curuçá, no estado do Pará, onde uma equipe multidisciplinar de acadêmicos e professores da UPF desenvolveu atividades diversas. Através das metodologias explicativa e ex-post-facto, com o viés teórico de Bordieu; Chartier (2001), Butlen (2012, 2016), Petit (2008) e Silva (2016), aborda-se sobre ações de estímulo à leitura, a formação de mediadores e também de docentes e como é possível multiplicar os espaços para fomento à leitura.