Portal de Conferências da UnB, III Congresso Nacional do Projeto Rondon

Tamanho da fonte: 
AWINA’ – A ALMA DE GUAJARÁ-MIRIM
Artur Camargo Diniz, Jeisson da Silva Borges, Belcris Brochier Mazzitelli, Mariana do Nascimento Lopes, Ébano Sturm Fernandes, Izabella Rodrigues Rosa, Marta Santin, Gabriela Machado Gonçalves, Alexandre de Melo Trovatto, Natália Machado Nunes, Mara Rubia Andre Alves de Lima, Claudia Giuliano Bica

Última alteração: 2017-10-06

Resumo


Introdução: Os relatos e contos dos moradores de uma cidade traduzem personalidade e cultura, mostrando uma outra forma de ver o seu desenvolvimento histórico. Alguns registros históricos, como o livro Trilhos da Selva, ressaltam a importância da construção da ferrovia Madeira-Mamoré para o desenvolvimento socioeconômico de Guajará-Mirim (GM). Contudo, ainda há poucos relatos documentados sobre as vivências e a percepção dos moradores que dá personalidade a esta importante rota de ligação econômica à capital. A operação Rondon Cinquentenário proporcionou a oportunidade de vivenciar a verdadeira Alma de Guajará.

Objetivos: Valorizar a cultura local resgatando, por meio da construção de um livro de poemas, as histórias, vivências e percepções dos moradores da cidade histórica de GM para ser entregue ao museu da cidade.

Metodologia: A partir de uma escuta ativa com moradores e líderes comunitários, foi desenvolvida a oficina "Resgatando a História da Cidade”. Esta coletânea de relatos foi obtida em diversos locais do município durante a Operação Rondônia Cinquentenário para a elaboração de um livro de poesias.  A redação foi desenvolvida durante os 12 dias do projeto e a ilustração da capa foi executada a partir dos elementos e representações percebidos pelos rondonistas. Foram realizadas 16 entrevistas e destas 11 foram selecionadas.

Resultados e Conclusões: O livro reúne as histórias contadas pelos entrevistados, que foram transformadas em poesias, além de outras poesias feitas por Rondonistas ou por moradores de GM. Incorporaram-se também poesias do livro “Trilhos da Selva”. O livro foi entregue ao Prefeito e à Secretaria de Cultura para ser exposto no Museu da cidade como registro da diversidade Cultural de Guajará-Mirim. Todas as poesias foram repassadas para aqueles que as inspiraram. A cidade recebeu uma coletânea de sua própria essência, revivendo a memória e o interesse por sua própria história, que é extremamente importante no desenvolvimento de Rondônia. Com esse trabalho foi possível obter registros de todas as partes envolvidas no desenvolvimento do estado e da cidade, os indígenas, os Soldados da Borracha, os seringueiros, os imigrantes, entre outros que depositaram parte de seu esforço na cidade. “A alma de Guajará-Mirim”, nasceu dos sonhos de cada um deles.


Palavras-chave


cultura; poesia; região norte; awina; histórias

Texto completo: PDF