Portal de Conferências da UnB, III Congresso Nacional do Projeto Rondon

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A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PROJETO RONDON
Mylena Goelzer Da Silva, Mariangêla Gobatto Gobatto, Emi Rainildes Lorenzetti, Silvano Aparecido Redon

Última alteração: 2017-10-04

Resumo


Relato de experiência de uma acadêmica do curso de enfermagem IFPR Campus Palmas, sobre a participação no Projeto Rondon - Operação Tocantins, promovido pelo Ministério da Defesa (MD) entre 20 de janeiro a 5 de fevereiro de 2017. As atividades ocorrem durante quinze dias em municípios com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH). A seleção dos acadêmicos foi realizada por meio do Núcleo Extensionista Rondon Palmas (NER/IFPR – Palmas), criado em 2016 para concorrer aos editais do Projeto Rondon.  O Núcleo objetiva ainda a capacitação de estudantes e desenvolver ações que promovam a troca de conhecimentos integrando-os em atividades que beneficiem comunidades de grande vulnerabilidade social, por meio do voluntariado. A equipe foi composta por oito acadêmicos dos cursos de Engenharia Agronômica, Ciências Biológicas, Química, Farmácia e Enfermagem e dois docentes. Os rondonistas do IFPR Campus Palmas atuaram no Município de Novo Acordo, na região do Jalapão, no estado do Tocantins, com população de 3.732 habitantes, IDH de 0,639. Durante a operação foram envolvidas diversas áreas do conhecimento para atender as necessidades da comunidade no desenvolvimento de oficinas relativas ao eixo B, sobre educação ambiental, incentivo da geração de renda na área de culinária, reaproveitamento de resíduos de óleo caseiro para fabricação de sabão e preparo de repelentes caseiros. Essa abordagem extensionista contribui para o desenvolvimento sustentável da comunidade e o fortalecimento da atuação dos indivíduos e grupos nas ações de promoção da saúde. No que se refere ao potencial de produção à saúde, identificou-se uma visão ampliada do processo saúde-doença e qualidade de vida uma vez que os problemas são vistos de diferentes ângulos com diferentes possibilidades de intervenção, evidenciando a importância da interdisciplinaridade para o enfrentamento dos problemas sociais e do adoecimento. Neste contexto, pode-se dizer que as experiências durante a realização das ações, permitiram aos acadêmicos uma vivência de cidadania, fortalecendo no grupo uma prática dialógica, engajada, humanista e, sobretudo desfragmentada. Frente ao exposto, ressalta-se a interdisciplinaridade no Projeto Rondon como espaço privilegiado para o desenvolvimento da habilidade de dialogar com a população, realizando a troca de saberes e articulando o conhecimento acadêmico ao popular.

Palavras-chave


Projeto de extensão; Saúde; Interdisciplinaridade.

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