Última alteração: 2017-09-03
Resumo
O presente relato, visa colaborar com a disseminação de informação a respeito de um trabalho agroecológico, desenvolvido no município de Brejinho de Nazaré/TO, que localiza-se a uma latitude 11º00'00" sul e a uma longitude 48º33'56" oeste, e está a uma altitude de 247 metros. Dessa forma, objetiva-se demonstrar o potencial desse projeto que pode proporcionar melhoria da saúde e qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável de pequenos agricultores.
O Programa social, Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) foi desenvolvido no Brasil pelo o agrônomo Aly Ndiaye, iniciou-se na região de Teresópolis no Rio de Janeiro. Essa prática agrícola reúne diversos aspectos agronômicos ecológicos e socioeconômicos para a produção de alimentos e serviços. Com técnicas simples e muitas já conhecidas pelo agricultor.
O plantio é diversificado, sem a utilização de defensivos agrícolas o que reduz a dependência dos mesmos, e procura promover uma lavoura sustentável em equilíbrio com a natureza. Além de apoiar o correto manejo dos recursos naturais, evitando o desperdício de alimento, água, energia e tempo do produtor (FREITAS et al., 2013).A finalidade do PAIS é a preservação do meio ambiente, sendo assim, prioriza um sistema agrícola integrado entre si, onde a sustentabilidade da produção é dependente de um bom manejo (PATRÍCIO et al., 2011).
O trabalho foi realizado para público alvo geral no município de Brejinho de Nazaré – TO no Centro de Referencia da Assistência Social, e foi desenvolvido como oficina prática/teórica, ministrada entre os dias 25 e 26 de janeiro de 2017. Em nossas oficinas, explicamos o que é o PAIS, como ele funciona, como construir, e também como manejar corretamente. Para tanto, fizemos uso de materiais de fácil acesso e baixo custo. Parte foi adquirida com auxílio da prefeitura, bem como através de doações, o restante foi obtido de uma mata, onde buscamos folhas de piaçava e bambus. A comunidade se mostrou participativa, totalizando um público de 46 pessoas, o que foi proveitoso para todos nós. Alguns nos disseram que iriam desenvolver em suas propriedades, o que foi aprendido, por se tratar de um projeto que exige uma área pequena, ser de fácil manejo e ter um bom retorno. Com isso, entendemos a necessidade de transmitir nossas experiências para que mais pessoas possam ter acesso a esse tipo de trabalho e possam desenvolvê-lo também.