Última alteração: 2017-09-27
Resumo
Introdução: O câncer de mama e o câncer do colo uterino (CCU) apresentam-se como importantes problemas de saúde pública mundial, principalmente nos países menos desenvolvidos. No Brasil, o câncer de mama corresponde a cerca de 28% dos casos novos de câncer a cada ano, e mesmo sendo raro pode acometer homens. O CCU é o segundo câncer que mais acomete as mulheres e o terceiro mais letal. É uma neoplasia que pode ser prevenida através de atividades de educação em saúde e sua prevenção secundária também é possível, pois esse tipo de câncer possui etapas bem definidas com a progressão lenta de suas lesões e sua detecção em fases iniciais através do exame ginecológico, a torna curável. Objetivo: Relatar a experiência de integrantes de um projeto de extensão nas atividades de educação em saúde voltadas à prevenção do câncer de colo uterino e de mama. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência das atividades de educação em saúde desenvolvidas por acadêmicos e professores da Universidade Federal de Pernambuco, durante a Operação do PROJETO RONDON na cidade de Aliança do Tocantins – TO, no ano de 2017. As ações foram realizadas através do uso de apresentação em slides contendo ilustrações e conteúdo pertinentes à temática. Além disso, foi utilizada uma peça que mimetizava a mama e instrumentos utilizados no exame preventivo. Resultados: Foram realizadas atividades educativas no Hospital da cidade, na Academia da Saúde e nos assentamentos P. Arlindo e Umuarama. As atividades foram desenvolvidas visando à prevenção do CCU e câncer de mama e contou com a participação de homens e mulheres de várias faixas etárias. As ações foram iniciadas com o acolhimento dos usuários de saúde. Em seguida, foram discutidos os fatores de risco, sinais e sintomas, estratégias de prevenção, diagnóstico e o tratamento do CCU e câncer de mama. Todos os participantes se mostraram interessados nas atividades e interagiram bem com os integrantes do grupo, estabelecendo assim, espaços de ensino aprendizagem favoráveis, onde todos os envolvidos trocaram experiências e obtiveram maior conhecimento sobre o tema. Conclusão: Tendo em vista a participação da população nas atividades propostas, foi possível verificar a importância das atividades educativas na prevenção do CCU e câncer de mama e que esta é uma ferramenta fundamental que pode e deve ser utilizada pelos profissionais da atenção básica.