Portal de Conferências da UnB, III Congresso Nacional do Projeto Rondon

Tamanho da fonte: 
SABERES E SABORES: OFICINA COM MERENDEIRAS E COZINHEIRAS SOBRE BOAS PRÁTICAS NA COZINHA E A IMPORTÂNCIA CULTURAL DA GASTRONOMIA EM GUAJARÁ-MIRIM/RO
Artur Camargo Diniz, Gabriela Machado Gonçalves, Belcris Brochier Mazzitelli, Mariana do Nascimento Lopes, Ébano Sturm Fernandes, Izabella Rodrigues Rosa, Marta Santin, Jeisson da Silva Borges, Natália Machado Nunes, Mara Rubia Andre Alves de Lima, Claudia Giuliano Bica

Última alteração: 2017-09-14

Resumo


Introdução: As prefeituras das cidades pequenas enfrentam grandes dificuldades financeiras que afetam diretamente o repasse de dinheiro para a merenda escolar. Atualmente a prefeitura da cidade de Guajará-Mirim (RO) repassa R$ 0,36 por criança para a escola fornecer a merenda escolar levando com isso a recorrente falta de mantimentos em regiões mais carentes. O uso inteligente e planejado de ingredientes é uma alternativa para um cardápio variado e saudável.

Objetivos: Capacitar agentes multiplicadores (merendeiras e cozinheiras) sobre as boas práticas na cozinha, visando a produção de uma merenda escolar de boa qualidade e nutritiva através do reaproveitamento de alimentos, e da valorização da cultura local por meio da gastronomia.

Metodologia: A oficina foi executada em 3 momentos: a) Inicialmente, dinâmica “quebra-gelo” abordando a importância da gastronomia local na cultura por meio da evocação de memórias antigas relacionadas com alimentos da região, como frutas e temperos, e de alimentos de outras regiões com os quais não tinham vínculo; b) um diálogo sobre boas práticas na cozinha para a preparação da merenda, com o auxílio de uma apresentação de slides; c) Por fim, foi realizada uma prática com receitas nutritivas com reutilização de alimentos (brigadeiro de casca de banana e bolo de feijão).

Resultados e Conclusões: Após a realização das oficinas, foi notável o aumento de motivação das participantes. Muitas vezes esquecidas, as merendeiras e cozinheiras tiveram reconhecimento da importância do papel realizado por elas na formação de hábitos saudáveis de alimentação e no desenvolvimento psicomotor das crianças servidas. Além disso, o interesse na criação de outras receitas com reaproveitamento de alimentos foi despertado. Concluiu-se também que o compromisso da boa alimentação escolar inclui diversos servidores da educação, como os diretores e professores.


Palavras-chave


merenda escolar; reaproveitamento de alimentos; saúde; alimentação

Texto completo: PDF