Última alteração: 2017-09-27
Resumo
Introdução: O Atendimento Pré-Hospitalar (APH) são procedimentos que tem como função, manter em vida indivíduos com risco de morte. Este atendimento em sua maioria é realizado por pessoas comuns, até a chegada de atendimento especializado. Os primeiros socorros são utilizados em vítimas de incêndios, acidentes automobilísticos, vítimas por arma de fogo ou branca, catástrofes naturais, convulsões dentre outros casos. Saber agir diante dessas eventualidades, tendo a percepção de quais procedimentos colocar em prática com intuito de não agravar ainda mais o quadro da vítima, é de extrema importância. Objetivo: Relatar as experiências da execução de um curso básico em primeiros socorros fornecido para a população do Sertão do Pajeú. Metodologia: O estudo compreende um relato de experiência durante a atuação de acadêmicos e professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na cidade de Tabira - PE no período de 16 a 22 de julho de 2017, na primeira edição do Projeto de Extensão “UFPE NO MEU QUINTAL”, que foi idealizado após vários anos de participação da UFPE no Projeto Rondon. Resultados: O curso de Primeiros Socorros, contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, distribuídas em homens, mulheres e crianças de ambos os sexos, onde o público feminino obteve uma maior participação. Utilizamos a metodologia problematizadora de Paulo Freire, organizando as cadeiras da sala em círculo e realizamos a acolhida dos participantes com apresentação. No segundo momento ofertamos o conteúdo teórico e associamos demonstrações práticas para facilitar o entendimento de todos. Em seguida, organizamos no meio da rua, cenas que revelassem tipos corriqueiros de acidentes, onde os participantes foram divididos em grupos e fizeram a demonstração prática de como prestar devidamente os socorros usando de poucos recursos e sem oferecer riscos para si e nem para a vítima. Por fim, aplicamos um questionário avaliativo sobre o curso ofertado, onde os participantes deram a sua opinião e sugestões para aprimoramento do curso. Os participantes informaram reconhecer a importância da temática e estar satisfeitos com a metodologia utilizada no curso. Conclusão: Tendo em vista a participação da população nas atividades propostas e o retorno através dos questionários, foi perceptível o grande diferencial que as atividades educativas em saúde proporcionam, pois todos se mostraram interessados nas atividades e interagiram bem com os integrantes do grupo, estabelecendo um espaço de ensino aprendizagem, onde todos os envolvidos trocaram experiências e obtiveram maior conhecimento sobre o tema.