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AÇÕES DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA SOBRE APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROJETO UFPE NO MEU QUINTAL
Thais Rodrigues Jordão

Última alteração: 2017-09-21

Resumo


O desperdício alimentar é evidenciado pela falta de conservação dos produtos e pela falta de conhecimento sobre o aproveitamento de determinadas frações dos vegetais de modo geral. Uma importante estratégia para diminuir o desperdício e reduzir custos, aplica-se na utilização de partes comumente rejeitadas, assumindo o aproveitamento integral do alimento. Dentre os alimentos que podemos reaproveitar, temos a banana, que está presente no cardápio da maior parte da população brasileira, e sua utilização pode ser essencial no plano de sustentabilidade já que sua casca é rica em diversos nutrientes podendo suprir as necessidades nutricionais diárias do organismo. O objetivo do presente trabalho foi descrever a experiência sobre as ações de educação comunitária a respeito do aproveitamento integral dos alimentos no projeto de extensão universitária UFPE NO MEU QUINTAL . Trata-se de um relato de experiência no âmbito de saúde/nutrição, sobre as ações de educação desenvolvidas pelos alunos da Universidade Federal de Pernambuco e cujas intervenções ocorreram na Escola Municipal Dona Toinha, na cidade de Tabira, e nos distritos de Brejinho e Borborema, no Sertão Pernambucano, em julho de 2017. As atividades foram realizadas a partir da utilização do método de roda de conversa. Os participantes destas ações foram pessoas da comunidade local, com faixa etária de 10 a 60 anos de idade. Debateu-se sobre a conscientização do uso adequado dos alimentos, evitando assim seu desperdício, e por fim, fabricamos um bolo feito com casca de banana na cozinha da escola. A oficina obteve um resultado positivo, pois os participantes demonstraram interesse no assunto através da argumentação pela aceitação do produto elaborado na cozinha, por meio da degustação. Além disso, percebeu-se a importância da explanação do tema, posto que a comunidade possuía conhecimento limitado sobre o assunto. É de extrema importância a vivência de um discente além dos muros universitários, pois diante das limitações notadas na comunidade podem-se desenvolver  estratégias eficientes para que, enquanto profissionais, as dificuldades possam ser superadas com mais facilidade. A necessidade de levar o conhecimento técnico às comunidades é indispensável, já que o acesso a educação e informação é um direito de todos, contribuindo assim para o desenvolvimento social e sensibilizar-se com problemas e dificuldades enfrentadas pelos mais diversos grupos que compõe a sociedade.


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