Última alteração: 2017-09-18
Resumo
A prática do empreendedorismo está se tornando mais frequente no Brasil. Essa afirmação é verdadeira considerando as classes sociais médias e altas; Ao se tratar da classe baixa, poucas pessoas possuem acesso ao conhecimento, as ferramentas e as técnicas de gestão para abrir uma pequena empresa. De acordo com a Coleção Estudos e Pesquisa “Taxa de Sobrevivência das Empresas no Brasil” do Sebrae, todos os anos são criados cerca de 1,2 milhão de novos empreendimentos no Brasil e desses aproximadamente 99% são micro e pequenas empresas. Entretanto, um em cada quatro negócios vão à falência entre os dois primeiros anos. (SEBRAE,2011) Esse fato está diretamente relacionado com a falta de planejamento e educação empreendedora. Deste modo, as principais causas que levam as pequenas empresas à falência são desconhecimento do mercado, falta de capital de giro, falta de divulgação ou marketing, controle financeiro errado e a não qualificação da equipe. Sendo assim, o objetivo principal da oficina foi proporcionar à comunidade de Joaquim Távora - PR um melhor entendimento e, em alguns casos, o primeiro contato com o tema. O intuito era acabar com a ideia de que abrir uma pequena empresa é difícil; para isso foi explanado as características de uma pessoa empreendedora, com uma abordagem motivacional sobre proatividade, planejamento, autoconfiança e liderança, seguido de técnicas para elaborar um plano de negócio com demonstração de tipos de pesquisa de mercado e análise do perfil dos stakeholders. O conteúdo foi focado na ferramenta de gestão e planejamento CANVAS, que permite desenvolver e esboçar os modelos de negócio, e, por fim, houve uma breve explanação sobre a gestão financeira. Além disso, um ponto importante da oficina foi expor e esclarecer como funciona o MEI - Microempreendedor Individual, mostrando o custo e a burocracia para se tornar um. Após realizada a oficina, foi possível perceber a satisfação das pessoas ali presentes, e que, a partir daquele momento, elas perceberam a possibilidade de investir em um negócio próprio, com conhecimento e visão empreendedora. Foi proposto à elas continuarem estudando e buscando informação para que possam desenvolver modelos de negócios inteligentes e sustentáveis.