Portal de Conferências da UnB, III Congresso Nacional do Projeto Rondon

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Operação Rondon Paraná, Norte Pioneiro, Município de Jacarezinho - PR
Jorge iarmul

Última alteração: 2017-10-04

Resumo


RESUMO – Organizado pelo Núcleo Extensionista Rondon UEPG em parceria com outras universidades do Estado do Paraná, o Projeto Rondon destina-se a atuação direta de acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento em vários setores da sociedade, articulando Ensino, Pesquisa e Extensão. A presente Operação designada na região do Norte Pioneiro do Estado do Paraná ocorreu no período de 23 de julho a 05 de agosto de 2017, em 10 municípios dessa região. Nossa equipe ficou localizada no município de Jacarezinho, que conta com uma população de um pouco mais de 40 mil habitantes e possui sua principal fonte de renda a atividade cafeeira e indústrias de cana de açúcar. No setor da educação possui 3 instituições públicas de ensino superior, sendo a Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP), também parceira na Operação Rondon 2017, a Universidade Aberta do Brasil (UABJAC) e um Campus do Instituto Federal do Paraná. Durante essas duas semanas no município realizamos diversas atividades entre oficinas, palestras, atividades lúdicas e rodas de conversa com profissionais da área da educação e saúde, atingindo todas as faixas etárias, desde crianças até idosos de todas as classes sociais. Dentre as atividades realizadas que nos chamaram a atenção, destacamos a oficina das profissões e ingresso no ensino superior para alunos do ensino médio de vários colégios estaduais do município. A fim de instruirmos esses jovens na busca por condições de acesso as universidades e também da diversidade de cursos ofertados em nossas instituições, abordamos o assunto de forma simples, questionando aos estudantes quais seriam suas profissões almejadas para o futuro, assim que concluíssem o ensino médio. Porém, nos chamou a atenção o fato de a maioria dos alunos não saberem qual carreira pretendem seguir e, em se tratando de acesso ao ensino superior, esse número torna-se ainda maior, com poucas perspectivas de acesso a um curso de graduação. Notou-se que esse contexto deve-se a questão cultural do município, onde esses jovens necessitam trabalhar desde muito cedo para conseguirem se sustentar e assim terem sua própria fonte de renda, associando-se a falta de políticas de incentivo para que eles visem uma carreira através de um curso superior. Portanto, evidencia-se a necessidade de políticas públicas que incentivem esses jovens em busca de suas carreiras e promovam a importância e a necessidade de ingresso na faculdade para a conquista de suas profissões.


Palavras-chave


PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa; Extensão; Conhecimento; Ensino Superior.

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