Portal de Conferências da UnB, III Congresso Nacional do Projeto Rondon

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Do Rondon Nacional ao FEMARondon: experiências e (con)vivências
Osmar Aparecido Machado

Última alteração: 2017-09-26

Resumo


Considerando a importância de uma formação ética e humana, por meio da articulação do ensino com a prática em comunidade, o Projeto FEMARondon estimula nos estudantes o espírito empreendedor e o voluntariado. A partir das atividades, busca desenvolver a consciência cidadã e a responsabilidade social do universitário como agente transformador da sua realidade. O projeto de Extensão Universitária FEMARondon foi criado por professores da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), inspirados pela participação nas Operações do Projeto Rondon nos municípios de Paraúna-GO (2010), Miracema do Tocantins-TO (2010), Carnaubeira da Penha-PE (2011) e São Pedro da Água Branca-MA (2013). Valendo-se dessa experiência, este trabalho tem por objetivo apresentar o projeto de extensão como estratégia pedagógica multidisciplinar na formação dos estudantes da instituição de ensino superior. Para isso, pretende-se fazer um relato de experiência, do período de 2010 a 2017. De caráter transdisciplinar, com duração anual, composto por um total de 20 alunos e uma comissão de 6 professores de diferentes cursos da instituição, o projeto é realizado por meio de convênios entre a instituição de ensino, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP)  e a prefeitura da localidade selecionada, que recebe as ações planejadas. Primeiramente os componentes passam por uma seleção e, em seguida, por uma formação com abordagem ética, cidadã e holística. Posteriormente, realiza-se a viagem precursora ao município selecionado a fim de planejar ações conforme as demandas identificadas. Na etapa final, é realizada a operação, com duração de 4 dias. São realizadas oficinas, palestras, minicursos e atividades culturais, com foco na formação de multiplicadores das ações. Relatos colhidos junto às comunidades atendidas sinalizam que o projeto desperta, entre os jovens, especialmente, sonhos e perspectivas de futuro mais promissoras e que eles passam a se espelhar nos alunos do projeto.  Em relação a estes, os alunos do projeto, os resultados são plenamente satisfatórios. Além das análises dos professores da comissão, foram colhidas informações junto a alguns professores dos seus cursos, que afirmam, de forma positiva, a mudança de postura mais proativa e melhoras no envolvimento e participação das atividades acadêmicas. Conclui-se, assim, que as ações do projeto possam instigar o surgimento de líderes comunitários para atuarem como multiplicadores das ideias projetadas, fortalecendo a intervenção da sociedade na busca do desenvolvimento humano sustentável.


Palavras-chave


Projeto Rondon; FEMARondon; relato de experiência.

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