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Educação: perspectiva para o futuro
Última alteração: 2017-11-22
Resumo
Introdução: educação é a ferramenta de mudança de qualquer sociedade, visto que modela o homem por meio dos processos de ensino e aprendizagem, além de possibilitar o desenvolvimento de sua consciência crítica. A Educação do Campo, em específico, permite a valorização da identidade do camponês, isto é, dos conhecimentos prévios práticos adquiridos pelos alunos através de suas experiências e vivência no contato com o campo. Objetivo: promover a reflexão sobre diversos temas que cercam o âmbito escolar, incentivando os participantes a compartilharem experiências e situações ocorridas sala de aula, além de valorizar a profissão de professor perante a sociedade. Método: como componente das atividades do eixo educação no Projeto Rondon/Operação Serra do Cachimbo, foram desenvolvidas pelos alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro cinco oficinas no período vespertino no município de Novo Mundo com os seguintes temas: como desenvolver as potencialidades do aluno, tecnologia no aprendizado, diversidade em sala de aula, perder o medo de falar em público (oratória) e incentivar o aluno a ingressar no ensino superior; e duas oficinas na Comunidade Cinco Mil, nas quais deu-se foco nas informações acerca da transformação de escolas rurais em escolas do campo. Resultados: as oficinas de educação apresentaram grande adesão dos professores e de pessoas diretamente ligadas às escolas e as creches. Logo, foi possível o compartilhamento de experiências sobre os assuntos comentados e, consequentemente, a absorção de conhecimentos por cada envolvido presente nas oficinas. Pontualmente na Comunidade Cinco Mil, foram discutidos quais os materiais e a infraestrutura necessária a uma escola do campo e se isso seria viável a comunidade, além de inferir que a comunidade que deveria buscar esse meio de ensino. Conclusão: as temáticas abordadas durante as oficinas permitiram direcionar caminhos a percorrer na educação, sempre enfatizando a troca de saberes e diálogo com alunos, reconhecendo às diferenças individuais e respeitando as necessidades de cada um. Deste modo, é importante promover ambientes de aprendizagem que facilitem o acoplamento estrutural do sujeito à sua realidade, além de novas maneiras de pensar e de construir conhecimento. “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo” (Paulo Freire).
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