Portal de Conferências da UnB, III Congresso Nacional do Projeto Rondon

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Educação: perspectiva para o futuro
Natalia Fernandes Teixeira, Leticia Pinto Rodrigues, Caroline Bueno de Moraes Pereira, Yula Fernandes Matrangolo, Flávia da Veiga Ued, José Gustavo de Carvalho Neto, Thiago Oliveira Santos, Patrícia Santos, Karina Pereira, Mário Alfredo Silveira Miranzi

Última alteração: 2017-11-22

Resumo


Introdução: educação é a ferramenta de mudança de qualquer sociedade, visto que modela o homem por meio dos processos de ensino e aprendizagem, além de possibilitar o desenvolvimento de sua consciência crítica. A Educação do Campo, em específico, permite a valorização da identidade do camponês, isto é, dos conhecimentos prévios práticos adquiridos pelos alunos através de suas experiências e vivência no contato com o campo. Objetivo: promover a reflexão sobre diversos temas que cercam o âmbito escolar, incentivando os participantes a compartilharem experiências e situações ocorridas sala de aula, além de valorizar a profissão de professor perante a sociedade.  Método: como componente das atividades do eixo educação no Projeto Rondon/Operação Serra do Cachimbo, foram desenvolvidas pelos alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro cinco oficinas no período vespertino no município de Novo Mundo com os seguintes temas: como desenvolver as potencialidades do aluno, tecnologia no aprendizado, diversidade em sala de aula, perder o medo de falar em público (oratória) e incentivar o aluno a ingressar no ensino superior; e duas oficinas na Comunidade Cinco Mil, nas quais deu-se foco nas informações acerca da transformação de escolas rurais em escolas do campo. Resultados: as oficinas de educação apresentaram grande adesão dos professores e de pessoas diretamente ligadas às escolas e as creches. Logo, foi possível o compartilhamento de experiências sobre os assuntos comentados e, consequentemente, a absorção de conhecimentos por cada envolvido presente nas oficinas. Pontualmente na Comunidade Cinco Mil, foram discutidos quais os materiais e a infraestrutura necessária a uma escola do campo e se isso seria viável a comunidade, além de inferir que a comunidade que deveria buscar esse meio de ensino. Conclusão: as temáticas abordadas durante as oficinas permitiram direcionar caminhos a percorrer na educação, sempre enfatizando a troca de saberes e diálogo com alunos, reconhecendo às diferenças individuais e respeitando as necessidades de cada um. Deste modo, é importante promover ambientes de aprendizagem que facilitem o acoplamento estrutural do sujeito à sua realidade, além de novas maneiras de pensar e de construir conhecimento. “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo” (Paulo Freire).

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