Portal de Conferências da UnB, III Congresso Nacional do Projeto Rondon

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Desafios para a seleção dos alunos participantes das operações do Projeto Rondon – um relato de experiência da UFSCar
Denise Balestrero Menezes, Rochele Amorim Ribeiro

Última alteração: 2017-10-02

Resumo


Resumo

A composição de equipes nas Instituições de Ensino Superior - IES para participação de Operações do Projeto Rondon é tema bastante complexo, visto que são oito alunos a atuarem em quatro áreas e em condições adversas. Os editais do Rondon para as operações determinam que o processo seletivo dos alunos deva ser conduzido pelas IES e cada uma define sua forma de seleção, que pode ser de diversas maneiras. Este artigo objetiva relatar experiência de seleção da equipe UFSCar, conjunto B, para atuação em Guajará Mirim na Operação Cinquentenário e compartilhar pontos positivos e negativos deste processo. A seleção da equipe contou com: inscrição e pesquisa individual sobre a cidade; dinâmica em grupos multidisciplinares definidos pelos coordenadores, que tiveram que apresentar em 24 horas propostas para as áreas de atuação sem o uso de recursos eletrônicos, valendo-se de sua criatividade. Selecionou-se dezessete graduandos que trabalharam conjuntamente até a viagem precursora; e a seleção final foi baseada nas sugestões dos integrantes. A metodologia foi eficiente, facilitando a percepção de postura, adaptabilidade e agilidade em grupo; os grupos desenvolveram atividades sem mídia eletrônica de forma criativa e comunicativa. O grupo maior possibilitou estabilidade mesmo com baixas ao longo do semestre.


Palavras-chave


equipe multidisciplinar; processo seletivo; atividades em grupo

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