Portal de Conferências da UnB, III Congresso Nacional do Projeto Rondon

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Projeto Rondon: relações, interações e contradições na formação do pedagogo
Maria Eduarda Santos Moreira de Castro, Márcia Lopes Reis

Última alteração: 2017-09-03

Resumo


O Projeto Rondon representa, neste trabalho um exemplo da importância dos estágios extracurriculares na formação dos profissionais da educação. Os argumentos teóricos e práticas remetem ao comprometimento com a formação dos estudantes universitários para o exercício da cidadania. Para tanto, esse conceito foi formulado após a conclusão das ações realizados na “Operação Forte dos Reis Magos”, que ocorreu entre o dia 8 a 24 de julho de 2016, no município de Santana do Matos, Rio Grande do Norte.  As vivências proporcionadas nessa ação, proporcionaram uma transformação social e contribuíram para uma nova visão de mundo sobre a população que recebe o Projeto, bem como modifica o modo como interagem  os estudantes voluntários. A partir dessa interação com a comunidade, o rondonista volta para à universidade refletindo sobre a sua “própria construção como estudante-cidadão e futuro profissional” (BARRETO, 2008, p. 27). Desse modo, torna-se uma  prática que impacta,  diretamente,  a forma de interpretar a realidade brasileira, consequentemente, permite pensar nas implicações na formação em Pedagogia. Isso porque, essas vivências que permitiram compreender algumas situações concretas e diversas pelas quais não havia passado na formação em Pedagogia da Unesp de Bauru. Ao implicar novas relações, interações e contradições com o próprio conhecimento, os futuros pedagogos que participam do Projeto Rondon, tomam conhecimento dos princípios do Projeto e as tendências pedagógicas relacionadasque embasam sua formação Nesse sentido, foi necessário contextualizar a implementação do Projeto Rondon como parte decorrente da ação interministerial do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa em parceria com outros Ministérios, que constitui uma oportunidade de contato dos jovens universitários oriundos de diferentes realidades do Brasil. Colocam, desse modo, em prática, as teorias estudadas na sala de aula e relacionamsua realização à práxis necessária para conhecer e aprender sobre a realidade brasileira. Desse modo, esse trabalho tem como objetivo esclarecer em que medida Projeto Rondon contribui com conteúdos e práticas na formação dos futuros pedagogos. Tratando-se de uma análise de natureza qualitativa, com enfoque nos estudos de casos de outros pedagogos em formação que participaram dessa vivência. Comprovam, afinal, a relevância de dos conteúdos e práticas proporcionadas pelo Projeto Rondon, que interagem para a formação do pedagogo.

Palavras-chave


Projeto Rondon; Pedagogia; Formação do pedagogo.

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