Portal de Conferências da UnB, III Congresso Nacional do Projeto Rondon

Tamanho da fonte: 
ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: MUSICOTERAPIA
Samanta Oliveira da Silva, CIBELE PIMENTA TIRADENTES

Última alteração: 2017-09-26

Resumo


O Projeto Rondon é uma atividade extensionista que permite o acadêmico desenvolver atividades que auxiliam comunidades a superar suas dificuldades e potencializar suas especificidades. Ao atuar em situações de âmbito educacional, propicia as trocas de saberes sistematizados e tem como consequências a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional. Dentre as várias oficinas realizadas, a formação de professores destaca-se por permitir uma maior troca de conhecimento entre os profissionais que buscam investigar a prática pedagógica. Diante disso, o objetivo dessa atividade durante as ações do Rondon foi utilizar a música como estratégia didática para formação docente, a fim de compreender e refletir sobre a prática pedagógica dos docentes da educação básica através dos significados atribuídos aos sons e a música. A atividade foi desenvolvida entre os dias 08 e 24 de julho de 2016, no munícipio de Rio do Fogo/RN e seus distritos, destinada a todos os profissionais da educação da rede pública e privada, tratava-se de uma atividade de relaxamento por meio da escuta de um mantra indiano e a leitura do texto “A viagem”. A prática docente foi trabalhada através da música, muitos professores socializaram suas experiências na prática docente. Participaram um total de 15 professores. Em sua maioria, não sentiram-se a vontade em revelar a experiência de se encontrar com o mago dentro da caverna. Oito professores queixaram-se que a ausência de material didático é uma das maiores dificuldades para se promover um ensino de qualidade. Os professores na ocasião, produziram em conjunto um desenho, esse material foi disponibilizado em murais pela escola, a fim de mostrar aos estudantes os sentimentos expressos por seus professores, bem como promover o uso da música no processo de ensino aprendizagem. Seus desenhos expressavam sua paixão por ensinar, além da vontade de transformar a realidade na qual seus alunos estão inseridos. A troca de informações entre os profissionais da educação que participaram desta atividade, mostrou que todos possuem as mesmas necessidades quando se fala em buscar melhorias para o processo de aprendizagem.


Palavras-chave


Socialização; Atividade Extensionista; Prática Pedagógica.

Texto completo: PDF