Portal de Conferências da UnB, III Congresso Nacional do Projeto Rondon

Tamanho da fonte: 
O Teatro como mecanismo de aproximação entre o Rondonista e a comunidade
Maykon Vieira Silva, Najla Souza Maíra Gomes de

Última alteração: 2017-11-14

Resumo


Durante a Operação Forte dos Reis Magos, realizada no Rio Grande do Norte em julho de 2016,a Universidade Católica de Brasília enviou uma equipe para o município de São José de Mipibu. A equipe foi selecionada para atuar no conjunto de ações “B”, que engloba as temáticas de comunicação, meio ambiente, trabalho e tecnologia e produção.Em seu projeto a universidade se propôs a atuar majoritariamente em escolas da rede pública municipal e estadual situadas na zona rural e no perímetro urbano com alunos de 7 a 18 anos.A equipe desenvolveu um teatro educativo que foi realizado na abertura das atividades em todas as escolas com os objetivos de: apresentar o Projeto Rondon e o grupo de rondonistas, gerar aproximação com o público envolvido nas atividades, e introduzir também as atividades e o propósito da atuação do Projeto Rondon naquela comunidade.Por meio de uma abordagem bem humorada, e usando como narrativa central o Projeto Rondon e o perfil dorondonista, os personagens buscaram deixar uma lição educativa para o público: a importância do bom comportamento escolar, do compromisso com os estudos, da higiene pessoal e da construção de relações sociais saudáveis, indo contra a violência nas escolas.Para promover a identificação entre os rondonistas e a comunidade, buscou-se adaptar a linguagem aos diferentes públicos: juvenil e infantil, bem como a linguagem local (gírias, sotaque e expressões cotidianas). Como resultado, a atividade acrescentou à experiência dos rondonistas a percepção da importância do trabalho em equipe, da flexibilidade frente aos imprevistos, interação com o público, a expressão oral e consequentemente, redução da timidez. Com relação às atividades, identificou-se uma maior facilidade na realização das mesmas, pois o teatro gerou maior interesse do público de participar e cooperar. Rompeu uma barreira inicial entre os alunos e os rondonistas, consequentemente facilitou a atuação mais efetiva, em prol dos objetivos do Projeto Rondon.


Palavras-chave


Rondon; teatro; integração

Texto completo: PDF