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IMPLEMENTAÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES COM TRABALHADORES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Gabriela Araújo Rocha, Tiago Soares, Denival Nascimento Vieira Júnior

Última alteração: 2021-07-07

Resumo


Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares são fundamentadas no modelo de cuidado milenar baseado no conjunto de cuidados em saúde que utiliza recursos naturais para prevenir doenças, promover saúde e auxiliar no tratamento de patogenias físicas ou mentais. Ao considerar o indivíduo em sua integralidade, corpo, mente e espírito, é uma alternativa ao modelo biomédico e à medicalização. Assim, as práticas podem ser implementadas em diferentes públicos-alvos, tais como na promoção da saúde do trabalhador, haja vista que o trabalho é um determinante para o bem-estar e qualidade de vida dos indivíduos. Objetivos: Relatar a experiência de graduandos do curso de enfermagem durante a implementação de Práticas Integrativas e Complementares com trabalhadores de uma Unidade Básica de Saúde. Descrição Metodológica: As ações foram desenvolvidas por acadêmicos da Universidade Federal do Piauí, englobando todos os profissionais e trabalhadores de uma Unidade Básica de Saúde visando a promoção integral da saúde do trabalhador. Ocorreu em outubro de 2019, como atividade proposta na disciplina de Saúde Pública. Realizou-se uma investigação inicial sobre variáveis e demandas específicas dos profissionais, o que direcionou as ações do cuidado em saúde, tais como nível de estresse ocupacional. Em seguimento, foram planejadas as atividades e definidas as Práticas Integrativas e Complementares que seriam utilizadas, sendo estabelecidas: fitoterapia, musicoterapia, aromaterapia, massoterapia, meditação guiada e cromoterapia. Enfatizou-se também as temáticas de autocuidado e ergonomia mediante as demandas laborais identificadas. Durante a implementação, as práticas foram divididas em quatro momentos: o primeiro correspondeu à explanação sobre as propriedades de ervas, alimentos e temperos, abordando as propriedades terapêuticas da fitoterapia. Nisto, também foram expostos chás com componentes típicos da região e oferecidos para degustação. Seguidamente, ocorreu o momento de relaxamento em um ambiente preparado para este fim, com ajuste de iluminação, musicoterapia e uso de componentes aromáticos de lavanda. Foi realizada a massoterapia, com estímulo de pontos de tensão nas mãos, antebraço e músculo trapézio dos profissionais, usando-se óleos. No terceiro momento, aconteceu a meditação guiada por mantra que direcionou os exercícios de respiração para reduzir ansiedade e estresse. Ademais, houve o momento dedicado às orientações de autocuidado, com explicações e demonstrativo de cartazes acerca da ergonomia e de medidas para evitar lesão por esforço repetitivo, bem como, ensinamentos sobre cuidados com a pele, protegendo-a dos efeitos dos raios solares, haja vista a elevada temperatura do clima local. Todos os acadêmicos estavam trajando estrategicamente roupas nas cores azul e verde, atribuindo os significados da cromoterapia de harmonia e equilíbrio. Resultados/Desafios: A implementação das práticas integrativas e complementares com os trabalhadores do serviço de saúde representou ganho de conhecimentos teórico-práticos acerca das terapias complementares e da saúde do trabalhador, considerando-se que o planejamento e execução das ações deu-se a partir do aprofundamento nessas temáticas, sendo um diferencial na formação profissional. A intervenção trouxe benefícios ao público-alvo, corroborado pela sua participação ativa e feedback positivo advindo de comentários. Ademais, permitiu interação mútua entre os trabalhadores e acadêmicos, fortalecendo a inter-relação entre a unidade de saúde e universidade, através de ações extensionistas.


Palavras-chave


Terapias Complementares; Saúde do Trabalhador; Promoção da Saúde