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PET-SAÚDE: EDUCAÇÃO POPULAR, MOBILIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Amanda Khetleen Gusso, Flávia Castro Rosa, Raquel Rocha de Almeida Pawlowski, Bruna Menezes Mincov, Rafael Gomes Ditterich, Luís Felipe Ferro

Última alteração: 2021-07-10

Resumo


Introdução: A constituição de 1988 firmou um compromisso social para garantia da participação da população brasileira no controle e fiscalização das ações públicas no campo da Saúde. Durante o ano de 2020, com as restrições adotadas para prevenção à Covid-19, o colapso do sistema de saúde e o caos instaurado na sociedade, escancarou-se a necessidade de ampliação da participação popular nas decisões públicas, por meio de variadas iniciativas. Diante disso, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), como política nacional indutora de transformações na formação em saúde, fez-se presente nesse momento pandêmico, a fim de mobilizar e fortalecer a participação de diferentes segmentos da população nas decisões públicas que impactam a saúde. Objetivos: relatar as experiências dos integrantes do PET-Saúde, programa desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Paraná e os municípios de Curitiba e Piraquara, a partir das ações realizadas pelo grupo tutorial “Educação popular, mobilização e controle social na Saúde”. Metodologia: as experiências e reflexões foram agrupadas a partir de informações sobre as reuniões, rodas de conversa e ações entre os docentes, profissionais e estudantes envolvidos com o grupo tutorial, de março de 2020 a abril de 2021. Resultados: algumas ações desenvolvidas pelo coletivo se voltaram à elaboração de materiais de educação popular sobre a Covid-19, especialmente para desmistificar fake news, amplamente divulgadas nos meios de comunicação durante o período. Esses materiais foram construídos no formato de postagens e vídeos informativos divulgados nas redes sociais. Também foram confeccionados três ebooks informativos, um voltado para orientações sobre a covid-19 adaptado à população em situação de rua e outros dois focados na instrução e mobilização da população para a prática do controle social. Somam-se também a realização de eventos de extensão e pesquisas elaboradas pelos integrantes com o intuito de aumentar a visibilidade sobre o assunto e promover discussões acerca do tema. Dentre as ações realizadas, pode-se citar ainda a aproximação e o apoio a entidades, associações e ONGs a fim de angariar recursos para oferta de condições básicas de subsistência e cuidados contra a covid-19 à populações vulneráveis, dentre elas a população em situação de rua, que foi ainda mais afetada com a vinda da pandemia. Esse apoio se fez por meio de campanhas para arrecadação e distribuição de recursos como alimentos e insumos para higienização. O grupo também contribuiu no desenvolvimento de sites institucionais com espaços de denúncia anônima em caso de violação de direitos. Considerações finais: este relato destaca a relevância da participação da social na gestão da política de saúde, especialmente em um período de crise sanitária como a pandemia do novo coronavírus. Projetos como o PET-Saúde impactam de maneira positiva a formação das práticas em saúde, beneficiando a comunidade, os serviços e os profissionais em formação. O programa afirma sua potência enquanto estratégia promotora de aproximações institucionais e vínculos comunitários, de forma a aproximar a academia às problemáticas sociais.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Covid-19; Controle Social; Políticas Públicas