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APRENDIZADO BASEADO NA EXPERIÊNCIA DE VOLUNTARIADO NO ATENDIMENTO EM SAÚDE DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
Amanda Larissa Nunes Silva, Carina Gleice Tabosa Quixabeira

Última alteração: 2021-06-21

Resumo


Introdução: A habitação é um importante determinante social de saúde, desencadeia acesso a fatores de proteção e se relaciona diretamente com o processo saúde-doença. A associação entre a falta de moradia, más condições de vida e de trabalho acarretam danos para a saúde do indivíduo. Tal fato pode ser ilustrado pela população em situação de rua (PSR), que é um dos recortes mais afetados por doenças crônicas e infecciosas. A formação acadêmica atual, no entanto, não contempla esses determinantes existentes na vida destes pacientes, descontextualizando o atendimento sensível aos aspectos sociais e estruturais que moldam diretamente a saúde nas ruas. Objetivos: Relatar vivências de voluntários da área da saúde em ONGs que atuam como rede de apoio à PSR em Recife-PE e discutir a preparação dos estudantes da área da saúde acerca da abordagem à saúde da pessoa em situação de rua considerando os determinantes sociais em saúde. Descrição Metodológica: Relato de experiência vivenciada no cotidiano por meio da participação em ações na comissão de saúde de um coletivo de ONGs da cidade supracitada com atuação voltada para à PSR. Nessa oportunidade, além do acolhimento, os alunos realizaram atividades de educação em saúde, encaminhamento, orientação e atendimento de ferimentos e pequenas urgências. Resultados: A aprendizagem experiencial é fundamental para aumentar a capacidade de fornecer cuidados em resposta aos determinantes sociais da saúde, visto que tem papel crítico no desenvolvimento de atitudes frente ao atendimento em saúde à PSR. A abordagem desses amplos determinantes que moldam a saúde é essencial sobretudo pelos fatores limitantes do acesso aos cuidados e da adesão a hábitos saudáveis e a tratamentos. Nesse tocante, o processo de aprendizado baseado nas experiências e no envolvimento profundo dos voluntários com as questões populacionais levou a compreensões amplas de como os aspectos exógenos ao indivíduo influenciam a saúde, bem-estar e seus comportamentos de saúde. Além disso, essa vivência ativa corroborou na aquisição de conhecimentos, que não seriam abordados na grade curricular comum, tendo como vantagem contribuir para que o acadêmico identifique e reflita sobre esses fatores que impactam a saúde desta população, no intuito de integrar esse conhecimento em sua prática profissional. Nesse ínterim, surgem questões a respeito da lacuna existente na formação acadêmica no que tange o treinamento suficiente para preparação voltada para abordagem no cuidado desse público-alvo com foco nos determinantes sociais. Tal fato é fundamental, pois, a inserção de fatores sociais e estruturais, aumenta a complexidade do atendimento, que, praticado de maneira inadequada, pode desencadear grandes impactos negativos sobre os desfechos em saúde. Considerações: Essa experiência gerou, portanto, reflexões acerca do cuidado integral e individualizado direcionado à PSR. Assim, fica descrita a importância da aprendizagem experimental voltada para complementaridade da formação acadêmica. Ademais, tornou-se possível considerar a lacuna existente na formação em saúde no que tange a questão dos determinantes sociais como um importante orientador da prática profissional. Por fim, essas questões devem ser expandidas de modo que a defesa de melhorias nas condições materiais desse público funcione como um meio de melhorar a saúde geral dessa população.


Palavras-chave


Aprendizado Baseado na Experiência; Aprendizado Social; Determinantes Sociais da Saúde; Pessoas em Situação de Rua.