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AROMATERAPIA: UMA DIFUSÃO DE SABERES EM ATIVIDADES DE EXTENSÃO
Rafaelly Maria Pinheiro Siqueira, Alana Caminha Silva, Stefannie Azevedo Marçal, Francisco Wilton Freitas Queiroz filho, Felipe Gomes Pinheiro, José Carlos Araújo Fontenele

Última alteração: 2021-07-10

Resumo


No Brasil, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), por meio da recomendação número 41 de 21 de maio de 2020, propõe ao Ministério da Saúde (MS), conselhos estaduais e municipais de Saúde e do Distrito Federal a inclusão e divulgação de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) na assistência ao tratamento para combater a Covid-19. Dentre as 29 PICs reconhecidas pelo MS (portarias 971/2006, 849/2017 e 702/2018) está a aromaterapia. Esta terapia fundamenta-se nas propriedades farmacológicas dos óleos essenciais para recuperar e manter o equilíbrio do organismo, visando a promoção da saúde física e mental. Objetivo: Relatar a atuação de acadêmicos extensionistas na difusão de informações sobre aromaterapia durante o período de isolamento social em meio a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2. Descrição Metodológica: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. As atividades apresentadas foram planejadas e desenvolvidas no primeiro semestre de 2021, iniciando no mês de março e finalizando em maio. A rede social escolhida para alcançar a população foi o Instagram®. As postagens foram realizadas semanalmente, por acadêmicos do curso de Medicina e membros de uma liga acadêmica de medicina integrativa, tendo sempre o auxílio dos professores orientadores. Resultados: Mediante a postagem de uma “caixinha de perguntas” no Story foi possível identificar as dúvidas sobre a aromaterapia na população alcançada. As principais perguntas envolviam as indicações de uso, técnicas e evidências da aromaterapia. A partir dessa ação interativa entre os ligantes e a comunidade virtual, foi realizado um planejamento de postagens para promover informações e orientações acerca da aromaterapia. Todas as informações difundidas foram embasadas em evidências científicas, a fim de responder as perguntas feitas na rede social. As informações alcançaram 238 pessoas, 28% não eram seguidores, mas apresentaram interesse nas informações apresentadas. Foi gravado um vídeo para o IGTV abordando a aromaterapia fundamentada em ensaios clínicos e metanálises. O vídeo apresentou 45 curtidas; 29 compartilhamentos; 13 mensagens de texto; foi salvo por 4 pessoas; e alcançou 233 pessoas, dos quais 27% não eram seguidores, mas apresentaram interesse nas informações apresentadas. Considerações: A atividade de extensão universitária permite a atuação do estudante como protagonista na produção do conhecimento, através da interação transformadora entre a universidade e a sociedade. Assim, a estratégia adaptativa de uso das redes sociais, como campo virtual para a prática de atividades extensionistas, mostrou-se efetiva e promissora para o período de isolamento social.

Palavras-chave


Aromaterapia. Extensão Comunitária. Medicina Integrativa.