Portal de Conferências da UnB, Mostra Científica do Congresso Brasileiro de Saúde Integrativa e Espiritualidade

Tamanho da fonte: 
Práticas Integrativas e Complementares em Saúde em um Projeto de Extensão da Faculdade de Odontologia da UFMG: relato de experiência
Thainá de Paula Guimarães Duval, Janice Simpson De Paula, Rosa Núbia Vieira de Moura

Última alteração: 2021-07-07

Resumo


Introdução: O Projeto de Extensão “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: Acupuntura na Odontologia” foi implantado na Faculdade de Odontologia da UFMG (FAO-UFMG) em março de 2019, com objetivos de oferecer atendimento de acupuntura, auriculoterapia e Reiki aos pacientes, docentes e técnicos da FAO, divulgar o uso das Práticas Integrativas e Complementares (PICS), bem como desenvolver pesquisas e qualificar a formação dos discentes. Sob o lastro das recomendações dos Organismos Institucionais e das evidências científicas sobre o uso da acupuntura na Odontologia, o Projeto recebe pacientes com dor orofacial aguda ou crônica, xerostomia, bruxismo, neuralgia do trigêmeo, dentre outros. Objetivos: Apresentar a percepção de uma graduanda da FAO-UFMG sobre o Projeto de Extensão “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: Acupuntura na Odontologia”. Descrição Metodológica: Trata-se de um relato de experiência descritivo, tendo como cenário a clínica do Projeto de Extensão de Acupuntura da FAO-UFMG. O relato foi coletado a partir da vivência da estudante, TPGD, do 9º período, membro-voluntária, entre os meses de agosto a dezembro de 2019. Resultados: A expectativa inicial da graduanda era aplicar o Reiki, compreender a Acupuntura e sua aplicação na Odontologia. Foram realizados encontros de ambientação e orientação para que a equipe se conhecesse e fossem relatadas experiências pessoais e profissionais com as PICS, além de Rodas de Conversas visando troca de conhecimento e disseminação do saber, relativos às PICS. A recepção, a anamnese e o exame clínico dos pacientes, bem como o preenchimento dos prontuários foram realizados pelos estudantes. Os alunos acompanhavam professoras e profissionais voluntários na discussão do caso, diagnóstico sindrômico, escolha dos pontos e puntura. O grupo buscou difundir as PICS e suas aplicações na Odontologia, nas redes sociais, eventos científicos, trabalhos de conclusão de curso e materiais de educação em saúde. A graduanda, anteriormente Reikiana, aplicava o Reiki, para além das demais atividades do alunado. TPGD descreve a experiência como positiva e transformadora, pessoal e academicamente. De acordo com sua vivência, percebeu que o emprego das PICS possibilitou não só o tratamento para as desordens odontológicas, mas também, para as psicossociais, o que contribuiu para a melhora da qualidade de vida dos pacientes, vistos na sua singularidade. A estudante passou a se perceber realizando escuta mais qualificada, com fortalecimento de vínculo entre ela e seus pacientes. A construção deste vínculo, segundo a discente, se configura como um dos fatores determinantes para o sucesso do atendimento e para as mudanças sugeridas, principalmente, no estilo de vida dos pacientes. A discente relata ter tido dificuldade em compreender conceitos da Acupuntura e interligá-los à avaliação do paciente para a conclusão do diagnóstico segundo a Medicina Tradicional Chinesa. Contudo, todos eram estimulados a se especializarem em acupuntura. Considerações: O relato sugere que a inserção das PICS, na FAO-UFMG, promoveu benefícios para os pacientes, atuando nos quadros sintomáticos e na promoção da saúde e do bem-estar. Para a aluna, determinou o nascimento de uma profissional da saúde, que tem o outro sob sua responsabilidade profissional e humanitária, que buscará se qualificar na área e que tem as PICS como prática de vida.

Palavras-chave


Acupuntura