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CIÊNCIA, SAÚDE E ESPIRITUALIDADE: UM COMPONENTE CURRICULAR RELEVANTE, PERTINENTE E NECESSÁRIO PARA OS ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE
Aurélio Molina da Costa

Última alteração: 2021-07-10

Resumo


Introdução: Seguindo uma tendência presente nas escolas e cursos de graduação e pós-graduação da área da saúde de todo o mundo, e coerente com as recomendações da OMS (grupos de estudos sobre qualidade de vida), da American Association of Medical Colleges, da Joint Comission for the Accreditation of Healthcare Organizations, da Associação Mundial de Psiquiatria e das Diretrizes de Prevenção da Sociedade Brasileira de Cardiologia (entre outras instituições), e com as DCN de 2014, assim como reconhecendo a relevância de se incluir uma reflexão sistematizada sobre o tema “Saúde e Espiritualidade”, e tendo em vista a necessidade de acolher e cuidar do ser humano em suas múltiplas dimensões, vem sendo ofertada aos estudantes da área da saúde da UPE, desde 2020, a disciplina eletiva “Ciência, Saúde e Espiritualidade”, que objetiva ajudar o desenvolvimento de competências humanísticas nesses estudantes, preparando-os para lidar com sentimentos e crenças religiosas e espirituais dos pacientes (que tanto podem impactar positivamente quanto negativamente o complexo binômio saúde-doença), como também com as Práticas Integrativas e Complementares e os Cuidados Paliativos oferecidas pelo SUS, utilizando abordagens que estejam baseadas em evidência científica e instrumentalizando esse público para o cuidado integral, a saúde integrativa e o desenvolvimento de pesquisas científicas na temática. Objetivos: Relatar a experiência da implantação da disciplina eletiva “Ciência, Saúde e Espiritualidade”, e as principais características da mesma, para os alunos dos cursos de graduação da área da saúde do Campus de Santo Amaro, da Universidade Estadual de Pernambuco (UPE), localizado na cidade do Recife. Descrição: A proposta da disciplina eletiva, com carga horária de 68 horas (34 síncronas e 34 assíncronas), foi apresentada ao Pleno do Curso de Medicina no final de 2019 tendo sido aprovada por unanimidade. Entretanto, sua implementação, devido a pandemia de COVID-19, só ocorreu em setembro de 2020, no Período Letivo Suplementar 2020.3, com uso de metodologia ativa (provocação inicial teórica, tanto através de exposição de slides quanto de textos ou vídeos, seguida de uma roda de conversa), através de aulas remotas síncronas (web conferência), com a utilização da plataforma de ferramentas G Suite, da Google, com duração de 2 horas. Ao final da disciplina o aluno deverá, coerente com os objetivos da mesma, conhecer conceitos básicos relativos à Ciência, Saúde e Espiritualidade, com destaque para a aplicação do método científico nessas duas importantes áreas; compreender as bases da atual aproximação entre Ciência, Saúde e Espiritualidade; possuir uma visão abrangente, sistêmica e multidimensional em relação à saúde; ter consciência da integralidade da assistência à saúde, que contemple aspectos físicos, emocionais, sociais, existenciais e espirituais; ter noções básicas sobre Ética e Bioética, entender as principais diferenças entre religião e espiritualidade; compreender a relevância da religiosidade e espiritualidade no acolhimento dos pacientes; estar informado sobre as métricas avaliativas de religiosidade, espiritualidade e qualidade de vida, assim como sobre suas fortalezas e fraquezas e, finalmente, conhecer os aspectos espirituais e as evidências científicas das Práticas Integrativas e Complementares, da mesma maneira dos Cuidados Paliativos. As temáticas são abordadas em 17 encontros semanais: 1º) Apresentação da disciplina (e dos estudantes) e exposição oral (acompanhada ou não de apresentação de slides) e/ou apresentação de vídeo, por no máximo de 30 min, utilizando o aplicativo Google Meet, sobre Ciência versus Espiritualidade, seguida de discussão mediada; 2º) Exposição oral (acompanhada ou não de apresentação de slides) e/ou apresentação de vídeo, por no máximo 30 min, utilizando o aplicativo Google Meet, sobre Definições e Reflexões Acerca da Ciência e seus Paradigmas, seguida de discussão mediada; 3º) Exposição oral (acompanhada ou não de apresentação de slides) e/ou apresentação de vídeo, por no máximo 30 min, utilizando o aplicativo Google Meet, sobre Considerações Epistemológicas Pragmáticas, seguida de discussão mediada; 4º) Exposição oral (acompanhada ou não de apresentação de slides) e/ou apresentação de vídeo, por no máximo 30 min, utilizando o aplicativo Google Meet, sobre Saúde: Definições e suas Abrangências e Implicações, seguida de discussão mediada; 5º) Exposição oral (acompanhada ou não de apresentação de slides) e/ou apresentação de vídeo, por no máximo 30 min, utilizando o aplicativo Google Meet, sobre o Método Científico em Saúde e Tipos de Estudo na Área da Saúde, seguida de discussão mediada; 6º) Exposição oral, (acompanhada ou não de apresentação de slides) e/ou apresentação de vídeo, por no máximo 30 min, utilizando o aplicativo Google Meet, sobre Evidência Científica em Saúde; 7º) Exposição oral (acompanhada ou não de apresentação de slides) e/ou apresentação de vídeo, por no máximo 30 min, utilizando o aplicativo Google Meet, sobre Bioética e a Teoria Principialista, seguida de discussão mediada; 8º) Exposição oral (acompanhada ou não de apresentação de slides) e/ou apresentação de vídeo, por no máximo 30 min, utilizando o aplicativo Google Meet, sobre as Bases da Assistência à Saúde, seguida de discussão mediada; 9º) Exposição oral (acompanhada ou não de apresentação de slides) e/ou apresentação de vídeo, por no máximo 30 min, utilizando o aplicativo Google Meet, sobre Definições e Reflexões acerca da Religião, Religiosidade e Espiritualidade, seguida de discussão mediada; 10º) Exposição oral (acompanhada ou não de apresentação de slides) e/ou apresentação de vídeo, por no máximo 30 min, utilizando o aplicativo Google Meet, sobre Espiritualidade nas Principais Tradições Religiosas, seguida de discussão mediada; 11º) Exposição oral (acompanhada ou não de apresentação de slides) e/ou apresentação de vídeo, por no máximo 30 min, utilizando o aplicativo Google Meet, sobre Conceitos e Dimensões de Qualidade de Vida e sua Relação com Saúde e Espiritualidade, seguida de discussão mediada; 12º) Exposição oral (acompanhada ou não de apresentação de slides) e/ou apresentação de vídeo, por no máximo 30 min, utilizando o aplicativo Google Meet, sobre Evidências Científicas sobre a Relação Saúde e Espiritualidade, seguida de discussão mediada; 13º) Exposição oral (acompanhada ou não de apresentação de slides) e/ou apresentação de vídeo, por no máximo de 30 min, utilizando o aplicativo Google Meet, sobre Anamnese Espiritual, seguida de discussão mediada; 14º) Exposição oral (acompanhada ou não de apresentação de slides) e/ou apresentação de vídeo, por no máximo de 30 min, utilizando o aplicativo Google Meet, sobre Espiritualidade e Práticas Integrativas e Complementares, seguida de discussão mediada; 15º) Exposição oral (acompanhada ou não de apresentação de slides) e/ou apresentação de vídeo, por no máximo de 30 min, utilizando o aplicativo Google Meet, sobre Espiritualidade e Cuidados Paliativos, seguida de discussão mediada; 16º) Exposição oral (acompanhada ou não de apresentação de slides) e/ou apresentação de vídeo, por no máximo de 30 min, utilizando o aplicativo Google Meet, sobre Pesquisa na temática Espiritualidade, Qualidade de Vida e Saúde, seguida de discussão mediada; 17º) Exposição oral (acompanhada ou não de apresentação de slides) e/ou apresentação de vídeo, por no máximo de 30 min, utilizando o aplicativo Google Meet, sobre Pesquisa na Temática Práticas Integrativas e Complementares, seguida de discussão mediada. Para as atividades assíncronas são utilizados vídeos, documentários, filmes, textos e documentos. É sugerido que eles tenham sido vistos ou lidos antes do encontro específico. Na introdução à disciplina CSE indicamos o vídeo Espiritualidade e Ciência (2018), 24 min, disponível em https://www.canalsaude.fiocruz.br/canal/videoAberto/espiritualidade-e-ciencia-und-0821 e os textos: Ciência e Espiritualidade: Caminhos Antagônicos? (2017), disponível em https://entrelacosdocoracao.com.br/2017/07/ciencia-e-espiritualidade-caminhos-antagonicos/ e a A Ciência Ameaça a Religião? (2016), disponível em https://entrelacosdocoracao.com.br/2017/01/ciencia-ameaca-religiao/. No 2º encontro (Definições e Reflexões Acerca da Ciência e seus Paradigmas) utilizamos os vídeos O que é Ciência e por que confiar nela?, com Natalia Pasternak (2019), (6 min), disponível em https://www.youtube.com/watch?v=1aQRJQRHQvg e O que é Ciência?, com a Profa. Dra. Luciana Massi (2014), (25 min), disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ZYz0O8gFby e o filme Ponto de Mutação (1990), 111 min,  disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Q-c5_xnRsTI. No 3º encontro (Considerações Epistemológicas Pragmáticas) utilizamos 6 vídeos, um filme e um documentário: There are no miracle people, com Richard Feyman, 01 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=IIDLcaQVMqw, Carl Sagan: Uma Maneira de Pensar (2014), 9 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=otZzznkXhjo, A Ciência Brasileira e Síndrome de Cassandra, com Natália Pasternak, TEDxUSP  (2017), 18 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=F3kUeDlP3Io, Humildade, com Carl Sagan (2019), 06 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9afplx7mqMs, Studio 2: Carl Sagan (2015), 16 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=v0CG5TM0oa4, o filme Quem Somos Nós (2004), 108 min, disponível em https://vimeo.com/168246582 e o documentário Somos Todos Um (2006), 120 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vnNn2PnESuM. Já para o 4º encontro (Saúde: Definições e suas Abrangências e Implicações), indicamos os vídeos O que significa Saúde? (2019), 4 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=q5DXMr5v48k e O SUS e a humanização da saúde, com Júlia Rocha, TEDxLaçador (2018), 14 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=GE2v0GmESdg, além do texto “Se puder, não vá ao médico: negócio da medicina faz todos se acharem doentes em potencial”, (2020), disponível em bbc.com/portuguese/geral-53985762. Para o 5º encontro (Método Científico em Saúde e Tipos de Estudo na Área da Saúde) indicamos dois vídeos: o Método Científico (2016), 06 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=eRDBggKy0js e Introdução à Metodologia de Pesquisa: O método científico na área da saúde (2017), 09 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=N30LVcA9OMc, além de uma apresentação Power Point “Tipos Metodológicos de Estudo”, PowerPoint Presentation (bvsalud.org), disponível em  https://docs.bvsalud.org/oer/2018/07/841/aula-1-tipos-metodologicos-de-estodos_1.pdf. No 6º encontro (Evidência Científica em Saúde) são recomendados dois vídeos: Em Questão-Medicina Baseada em Evidências (2016), 41 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=SXJlVyusyA0 e Conversa sobre Pensamento Médico Baseado em Evidências (2017), 30 min, disponível em http://medicinabaseadaemevidencias.blogspot.com/2017/06/conversa-sobre-pensamento-edico.html. Já para o encontro sobre Bioética e a Teoria Principialista, os vídeos indicados são os seguintes: Teoria Principialista na Bioética (2020), 06 min, com Luciana Munhoz, disponível em https://migalhas.uol.com.br/coluna/migalhas-bioeticas/332137/teoria-principialista-na-bioetica e A Bioética e suas Aplicações, 26 min, com Dr. Volney Garrafa, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HesYrlU9U9s. A sugestão para o 8º encontro (Bases da Assistência à Saúde) é o vídeo de 11min intitulado “Prática de saúde baseada em evidências,  aula 01: Introdução (2017), disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HrCrjPMUkRM. No 9º encontro (Definições e Reflexões acerca da Religião, Religiosidade e Espiritualidade) o quantitativo de sugestões é elevado, mas todos, em nossa opinião, importantes para o debate e reflexões. São 8 vídeos e três textos, a saber: O que é espiritualidade (2013), com Sergio Cortella, 03 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ZM0FBHglCzI,  Boff fala do diálogo com Dalai Lama sobre espiritualidade e religião (2018), 04 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lnFS9OcrHYk, Jung e Espiritualidade (2012), 23 min, com Leonardo Boff, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=d7PX04QIgiw, Mecânica Quântica e Espiritualidade (O verdadeiro salto quântico) (2020), 22 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=MwJZbtP2FpU, Debate entre Leonard Mlodinow, Deepak Chopra e Robert Spitzer sobre Ciência e Deus (2016), 40 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=_24sWyHvyxM, Debate Richard Dawkins e Deepak Chopra sobre materialismo e espiritualismo (2016), 70 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=aifmgqQfs7I&list=PLIQbTcNqhYbLXoqbBaEQNdEllAv3loaq7, A última entrevista de Carl Sagan, concedida a Charlie Rose (1966), 20 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=WsaqkaXdVEg, Oração pela tolerância de Voltaire (2021), 6 min, em Boas Palavras Para um Bom Dia, com Dora Incontri (2021), disponível em https://www.youtube.com/watch?v=soIiEpKNlWg e os textos Ciência, Religião e Espiritualidade; Valdemar Setzer (2015), disponível em https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/ciencia-religiao-espiritualidade.html, Covid nos faz descobrir espírito no cosmos, no ser humano e em Deus (2020), disponível em https://leonardoboff.org/2020/08/12/o-covid-19-nos-faz-descobrir-espirito-no-cosmos-no-ser-humano-e-em-deus/ e Conhecereis a Verdade... (2019), disponível em https://entrelacosdocoracao.com.br/2019/10/conhecereis-a-verdade/. No encontro seguinte (Ciência, Espiritualidade e as Principais Tradições Religiosas) aconselhamos cinco vídeos: Ciência e espiritualidade, com Jeff Lieberman, TEDxCambridge (2012), 14 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=x 2ylS4Uhe7Q, O Deus de Spinoza (2017), 6 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=7lf2R6KZ2Ew e Espiritualidade e Física Quântica, com Marcelo Gleiser (2020), 73 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ckPQT6wLEf4, Retratos da Fé (2014/5), 61 episódios de 26 min, trailer disponível em https://www.youtube.com/watch?v=x77ENI7Vi1A, Entre o Céu e a Terra: episódio Vida Após a Morte (2017), 52 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=f3_8x1-I-oM. Além desses vídeos recomendamos o documentário Mundos Internos, Mundos Externos (2012), 122 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=7dBdywfSA2Q, o filme O Homem que Viu O Infinito, 108 min,(2015) e o texto: O futuro das religiões (2017), disponível em https://entrelacosdocoracao.com.br/2020/01/o-futuro-das-religioes-2/. Para complementar o 10º encontro (Conceitos e Dimensões de Qualidade de Vida e sua Relação com Saúde e Espiritualidade) são sugeridos dois vídeos: Ciência Sem Limites | Saúde e Espiritualidade (2015), 24 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=IQvMBwFYmvA e Espiritualidade e Saúde (2018), 27 min, disponível em https://www.canalsaude.fiocruz.br/canal/videoAberto/espiritualidade-e-saude-les-1955. Além dos vídeos, indicamos o documento: WHOQOL and Spirituality, Religiousness and Personal Beliefs (‎‎SRPB) (1998), disponível em   https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/70897/WHO_MSA_MHP_98.2_eng.pdf e o texto Espiritualidade Baseada em Evidências (2018), disponível em  http://medicinabaseadaemevidencias.blogspot.com/2017/08/espiritualidade-baseada-em-evidencias.html. Já para o encontro Evidências Científicas sobre a Relação Saúde e Espiritualidade quatro vídeos são sugeridos: Espiritualidade na Saúde (2017), 15 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=LanK-JECwYE, Espiritualidade e Saúde Mental: O que as evidências mostram? Conupes–2018, 25 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=QUVhFUGcEdc, Evidências científicas sobre a influência da Religiosidade-Espiritualidade na Saúde (2018), 25 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=DFA6BnOaFIA e, finalmente, Evidências Científicas em Saúde e Espiritualidade-Giancarlo Lucchetti (2017), 37 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=erWypn8eL6s. Além desses vídeos, aconselhamos os textos  Como a Espiritualidade pode afetar a saúde das pessoas (2020), disponível em https://www.sbmfc.org.br/noticias/como-a-espiritualidade-pode-influenciar-a-saude-das-pessoas/ e o texto Saúde, Espiritualidade e Religião (2018), disponível em https://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=27610:2018-04-27-16-24-18&catid=46. Para o encontro sobre a temática Anamnese Espiritual indicamos os vídeos Desafios na coleta da história espiritual do paciente: a experiência do ProSER-FMUSP, 32 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=URPMBqa7vDs e o Brasil Místico: Religião e Ciência (2017), 25 min, disponível em https://www.dailymotion.com/video/x26jx2n. Para o encontro seguinte, Espiritualidade e Práticas Integrativas e Complementares, além do site do Ministério da Saúde: Práticas Integrativas e Complementares (PICS): quais são e para que servem, disponível em https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/praticas-integrativas-e-complementares, indicamos dois vídeos: LIVE–A Espiritualidade no paradigma integrativo da Saúde (2020), 57 min, disponível em https://proser-ipq.org/2020/06/20/a-espiritualidade-no-paradigma-integrativo-da-saude-encontro-on-line/ e Amit Goswami-"Cura Quântica e Saúde Integral" (2019), 62 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6nFBgVW-kvg. Já para o 15º encontro (Espiritualidade e Cuidados Paliativos) sugerimos os seguintes vídeos: Importância da espiritualidade nos cuidados paliativos, com Dr. Carlos Paiva, 3 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=kXewmfCULcY e o Integração da Religiosidade/Espiritualidade nos Cuidados Paliativos, 23 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=rg4uxx3_VUs, além do filme Eu Maior (2013), 90 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=V0gquwUQ-b0&t=5s. Para o penúltimo encontro, Pesquisa na temática Espiritualidade, Qualidade de Vida e Saúde, recomendamos o vídeo Desafios na Pesquisa em Saúde e Espiritualidade-Budismo-Lama Rinchen Khyenrab (2017), 34 min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=urncwTmrsHA. Finalmente, para o último encontro, Pesquisa na Temática Práticas Integrativas e Complementares, indicamos o documento (2020), BVS MCTI Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas, Mapas de Evidência, disponível em https://mtci.bvsalud.org/pt/mapas-de-evidencia-2/. A avaliação final da disciplina é feita pela a elaboração de um ensaio crítico opinativo, com 40 a 45 linhas  (Times New Roman, tamanho 12, espaço 1) sobre qualquer dos conteúdos apresentados, refletidos e discutidos na disciplina. Portanto, o tema é de livre escolha e com total liberdade de abordagem. É relevante ressaltar, que tanto no início quanto no fim dos encontros, é realizada uma meditação silenciosa, focada na respiração, com duração de 3 min, acompanhada das seguintes preces: “Enquanto durar o espaço-tempo e enquanto existirem seres vivos, que eu também possa permanecer para ajudar a dissipar a miséria e as dores do mundo!” e “Que de algum modo possam todos os seres se beneficiarem desse encontro. Que possamos, todos e todas, nos tornar o Caminho Iluminado!” Resultados: Nas duas edições da disciplina eletiva em tela, pela avaliação subjetiva e objetiva dos discentes, e subjetiva do docente responsável, os objetivos parecem ter sido alcançados. Além disso, o aumento gradativo de alunos inscritos, incluindo para o próximo período letivo, sugere que a disciplina tem tido uma boa aceitação. Acreditamos que, no formato apresentado, esse componente curricular contribui para a aproximação das três áreas abordadas, quebras de preconceitos e dar escala ao uso das PICS, que possuem excelente perfil custo-benefício-malefício. Vale ressaltar que as atividades assíncronas foram consideradas muito importantes pelos estudantes. Considerações: Apesar do balanço acima apresentado ainda nos parece cedo para uma avaliação definitiva. Entretanto, pelo atual contexto nacional e internacional, a consciência e o reconhecimento da importância das relações entre a Ciência, Espiritualidade e Saúde, já atingiu o ponto de “não retorno” e componentes curriculares, como o aqui apresentado, são relevantes, pertinentes e necessários para a adequada formação dos profissionais de saúde no século XXI e uma assistência à saúde integrativa.


Palavras-chave


espiritualidade, ensino, educação