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HUMANIZAÇÃO NO AMBIENTE HOSPITALAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID19
clorisana abreu rameh, Gleici de Lima Fonseca, Ludmila dos Santos de Souza

Última alteração: 2021-07-10

Resumo


Eixo Temático: 6.1.2. Espiritualidade

Clorisana Abreu Rameh1; Gleici de Lima Fonseca; Ludmila dos Santos de Souza

1(Nutricionista, Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora/Ebserh, clorisana.rameh@ebserh.gov.br)

Palavras-Chave: Humanização; Espiritualidade; Pandemia.

Introdução: Logo após o surgimento dos primeiros casos de COVID-19, o ambiente hospitalar sofreu mudanças repentinas em seu funcionamento. Foram instaladas medidas rígidas de proteção para o enfrentamento da emergência na saúde pública decorrente da pandemia. Capacitações, adaptações de estrutura física, isolamento de leitos, restrição de visitas e acompanhantes e alteração nos fluxos de processos foram algumas medidas de combate ao COVID-19 no  Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU UFJF/EBSERH). Humanização em saúde engloba vários significados, e um dos mais impactantes é a melhora na qualidade do atendimento e valorização das relações entre os usuários e os profissionais de saúde, gerando uma relação de confiança mútua e a criação de vínculo que favorece em muito o curso do tratamento. Objetivos: Diante desse cenário de angústia causada pela situação permeada de incertezas e medos, uma equipe composta por uma nutricionista, uma técnica de nutrição e uma fonoaudióloga da instituição pensaram em suavizar a apreensão gerada por tantas mudanças. Descrição Metodológica: A solução encontrada foi escrever nas tampas das embalagens das refeições recados e mensagens de otimismo, fé e espiritualidade para os pacientes, que recebiam duas vezes ao dia esse carinho em forma de alimento. Para os profissionais que foram deslocados para a área de tratamento de COVID-19, foi contemplado o envio de lembrancinhas, guloseimas e mensagens de agradecimento, fortalecimento e valorização dos mesmos na linha de frente. Resultados/Desafios: Percebe-se que as intervenções realizadas provocam reações muito positivas, principalmente entre os pacientes que estavam em isolamento. As mensagens enviadas fomentam sentimentos de gratidão pela vida, esperança a respeito do tratamento e fortalecimento da fé. A cada refeição ofertada, uma mensagem escrita, a cada mensagem lida, uma nova gota de esperança frente ao desafio da internação. Essas ações humanizadas continuam em andamento devido o contentamento dos usuários em recebê-las, pois esses pequenos gestos auxiliam os pacientes a manterem sua fé durante a estadia em ambiente tão hostil como é o ambiente hospitalar. Essas atividades tiveram repercussão positiva e renderam matérias no site do HU UFJF/EBSERH, em redes sociais e na televisão local. Por meio dessas ações acolhedoras, aspira-se contagiar os demais trabalhadores, gestores e usuários do SUS, praticando então os princípios e as diretrizes da humanização e fortalecendo as iniciativas já existentes na instituição.

 

 


Palavras-chave


Humanização; espiritualidade,; pandemia