Portal de Conferências da UnB, Mostra Científica do Congresso Brasileiro de Saúde Integrativa e Espiritualidade

Tamanho da fonte: 
FERRAMENTAS AUDIOVISUAIS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA O ACONSELHAMENTO EM AMAMENTAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Thalia Jardim Dourado

Última alteração: 2021-07-07

Resumo


Introdução: Devido a pandemia da COVID-19, as disciplinas dos cursos de ensino superior seguiram o modelo de ensino remoto. Os recursos audiovisuais ganharam destaque, principalmente quanto às estratégias de educação em saúde para a população. O vídeo educativo apresenta-se como um instrumento didático, aplicável no processo de ensino-aprendizagem, pois conta com diversos recursos tecnológicos como imagem, som e texto, potencializando as práticas colaborativas e aprendizagem autônoma. Objetivos: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem no uso de recursos audiovisuais no processo de aprendizagem relacionada ao aconselhamento em amamentação. Descrição: Visando apoiar o processo de amamentação, a partir da simulação do aconselhamento, a enfermeira visa compreender as perspectivas e experiências maternas e aconselhar quanto ao manejo no aleitamento. Essa baseia-se nas queixas e dúvidas maternas, conduz o diálogo de forma empática, sem julgamentos e respeitando o tempo da mãe. Procurou-se trazer uma figura materna ansiosa e receosa, tanto com o processo de amamentação quanto com o cenário pandêmico, evidenciando a importância da escuta ativa e qualificada. Na encenação, a enfermeira informa, de forma simples e acessível, sobre a ausência de estudos que comprovem a transmissão vertical; orienta quanto ao posicionamento correto do bebê; pega e sucção; importância de uma rede de apoio estruturada; e ainda aborda a técnica da relactação. Metodologia: A partir de um caso motivador, foi elaborado um vídeo simulando o aconselhamento em amamentação. O cenário traz uma puérpera, chegando à Unidade Básica de Saúde de sua região para a primeira consulta de puericultura do seu filho, relatando infecção por COVID-19 e interrupção do processo de amamentação, em decorrência desse diagnóstico positivo. O vídeo tem 14 minutos e foi dividido em 4 momentos: contextualização; primeira cena, que demonstrou o acolhimento da puérpera; segunda cena, incluindo a observação da mamada e orientação; e terceira cena, que apresentou a técnica da relactação. As encenações foram realizadas pelas autoras, e a produção contou com uma narração e as personagens, enfermeira e puérpera. Utilizou-se o programa Movavi Video Editor Plus 2021 para criação e edição do vídeo. Resultados: A construção do vídeo permitiu uma reflexão a respeito das diversas formas de compartilhamento de saberes, acompanhamento do binômio e adaptação das técnicas às necessidades do contexto de distanciamento social.Além disso, gerou discussões ricas sobre as diferentes abordagens da Educação em Saúde, mantendo a mãe como protagonista em seu puerpério. A metodologia utilizada é muito atual e um vídeo didático é útil como ferramenta a ser utilizada para ensino-aprendizagem de estudantes, esclarecendo aspectos singulares da interação com a puérpera. Isso contribui para promoção de um período pós gestacional menos estressante, trazendo benefícios tanto para a mulher, quanto para o bebê, mantendo o equilíbrio  biopsicossocial e uma visão integral do seu ser.

Palavras-chave


Educação em saúde; Aconselhamento; Aleitamento materno;