Última alteração: 2021-07-07
Resumo
Introdução: No segundo semestre de 2020, a Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade da Universidade Católica de Brasília (LiASE-UCB) tornou-se a Liga Acadêmica de Saúde Integrativa e Espiritualidade da Universidade Católica de Brasília (LiASIE-UCB), com a finalidade de promover, além da importância da espiritualidade no cuidado em saúde, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que ganharam grande espaço nos ambientes de prestação de cuidado, representando um novo e necessário diálogo com as diversas racionalidades médicas.
Objetivos: O presente trabalho objetivou relatar a transição da LiASE-UCB para LiASIE-UCB, com o acréscimo da saúde integrativa e das práticas integrativas e complementares em saúde como temáticas de estudo e de análise, além da relevância de tal mudança para a formação de futuros profissionais de saúde. Visou também demonstrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na LiASIE-UCB e seus impactos para os ligantes, a comunidade e o corpo científico.
Descrição Metodológica: Foram idealizadas duas reuniões, uma com o intuito de aprovar, reprovar ou modificar essa iniciativa e a outra para desenvolver melhor o plano, caso aprovado.
Resultados: As atividades com a nova abordagem se iniciaram em agosto de 2020 e a LiASIE foi transformada em uma liga aberta a todos os cursos da área da saúde e que realiza quinzenalmente reuniões de ensino as quais abordam temas de espiritualidade, saúde integrativa e PICS. Durante o semestre, os assuntos das aulas são pensados a fim de abordar de forma balanceada e relacionada os temas espiritualidade e saúde integrativa, sem que um sobressaia o outro. Ainda, a fim de promover avanços na área da Saúde Integrativa e da Espiritualidade, a LiASIE já publicou trabalhos variados, e desenvolve uma pesquisa que investiga a Espiritualidade em Docentes de Saúde. Como atividades de extensão, foram promovidos para os ligantes e comunidade minicursos práticos de acupuntura, aulas práticas de yoga, atividades de conscientização sobre as PICS e, atualmente, é desenvolvido um projeto online e gratuito de promoção das PICS para o autocuidado em tempos de pandemia. Ainda, a LiASIE passou a atrair ligantes de diferentes cursos de saúde e possibilitou o intercâmbio de conhecimento e habilidades entre as diversas áreas da saúde, o que contribui ainda mais para a prestação de um cuidado em saúde integral dos profissionais que seus ligantes irão se tornar.
Considerações Finais: A transformação da LiASE-UCB em LiASIE-UCB representou um grande marco para os ligantes envolvidos quanto aoenriquecimento substancial dos conteúdos, projetos e experiências proporcionadas; e para a comunidade, a LiASIE-UCB passou a representar um núcleo de promoção da Saúde Integrativa, que desenvolve atividades para o entendimento e propagação de seus eixos temáticos