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O IMPACTO DA TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM PERÍODO DE ENSINO REMOTO
Ana Davis Batista Tavares, Roseélene Santos Oliveira de Brito Meneses, André Luís Belmiro Moreira Ramos, Perciliano Dias da Silva Neto, Rayhanna Queiroz de Oliveira Costa, Lucineide Alves Vieira Braga

Última alteração: 2021-07-08

Resumo


Introdução: A pandemia de covid-19, causada pelo SARS-Cov-2, provocou modificações na estrutura do ensino e rotina dos discentes de medicina com adoção de novas portarias pelo Ministério da Educação referente a metodologia de ensino a distância como medidas para conter a transmissibilidade do contágio. Diante esse cenário da nova realidade de ensino, os estudantes tornaram-se alvo de situações de adoecimento devido ao isolamento social. A promoção à saúde mental entra em foco através de ofertas de estratégias não convencionais adaptadas como a terapia comunitária integrativa (TCI) no formato on-line, tendo sido essa nova modalidade aprovada pelo ABATECOM. Objetivos: Descrever os impactos da terapia comunitária integrativa, suas contribuições e benefícios na promoção à saúde mental em estudantes do curso de graduação em medicina frente a nova modalidade de ensino a distância. Descrição Metodológica: Atividade realizada na modalidade virtual com integrantes do projeto de extensão do curso de medicina entre o primeiro e nono período de uma instituição de ensino superior durante o semestre letivo de 2021.1 entre os meses de março a maio, acompanhado e orientado por um docente vinculado a instituição com formação em TCI. Resultados: Ao realizar os encontros virtuais semanais de rotina do projeto de extensão com os estudantes de medicina, foi observado a necessidade de instauração de práticas direcionadas a promoção à saúde mental como a proposta da TCI ao novo ambiente virtual, uma idéia abraçada pelos integrantes. Os recursos e competências foram mobilizados pela ação terapêutica do grupo na promoção de espaço de acolhimento, com escolha do tema, contextualização, problematização e encerramento, através das técnicas de partilha e escuta. Foram relatados episódios de inquietações, situações de angústia, dor e saudade proporcionadas pelo isolamento social, nervosismo e ansiedade associados ao ensino a distância e suas cobranças. Ao final a resposta foi positiva, e sentimentos como leveza, renovação espiritual, motivação e gratidão foram citadas, onde em concordância foi solicitado novos encontros como a finalidade de promoção e prevenção na perspectiva do cuidado integral, superando as barreiras da adversidade impostas pelo isolamento social. Portanto diante o impacto na saúde mental de forma direta e indireta causado pela pandemia devido alteração da rotina, adaptação do ensino e de avaliação dos estudantes de medicina há necessidade de um olhar para o desenvolvimento de ações alternativas visando o bem estar da saúde mental dos estudantes. Considerações: A TCI ao promover valorização de experiências de vida através de uma proposta terapêutica com oferta de acolhimento e partilha é um meio eficaz de propiciar ações de cuidado e promoção a saúde mental à distância, portanto um passo foi dado na construção de uma rede social de cuidado solidária no combate aos impactos psicológicos causados pela pandemia.


Palavras-chave


Terapia. Saúde mental. Isolamento social.