Última alteração: 2021-07-08
Resumo
Introdução: A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é um instrumento das Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde que objetiva ser espaço de acolhimento e partilha de vida para se falar das dores, dos problemas e das potencialidades das pessoas e das comunidades. As rodas de TCI funcionam de forma circular e horizontal e tem como enfoque a solidariedade e o fortalecimento das relações humanas, possibilitando a construção de redes sociais solidárias. Nesse enfoque, é perceptível que formação de profissionais médicos cientes dessa importante ferramenta de suporte pessoal e comunitário que pode ser aplicada nas mais diversas realidades sociais, uma vez que futuramente seus pacientes posam se beneficiar tal aplicabilidade. Objetivos: Relatar a experiência com a Terapia Comunitária Integrativa como disciplina acadêmica e sua contribuição na formação médica. Descrição: Durante o primeiro semestre de 2020, estudantes do curso de medicina tiveram contato prático e teórico com a Terapia Comunitária Integrativa por meio de uma disciplina eletiva. As aulas funcionavam em duas etapas: primeiramente era apresentada toda a parte teórica a respeito da TCI, abordando sua parte histórica, fundamento pedagógico é a calcado na pedagogia de Paulo Freire, de forma com que tomassem conhecimento de todas as suas características e teorias envolvidas. No segundo momento, já quase finalizando a aula, era feita uma abordagem prática focada na necessidade de construção da identidade pessoal e coletiva de estreitamento da relação entre teoria e pratica e de valorização dos recursos pessoais e das raízes culturais nos põem a face pedagógica da TC. Diante disso, eram feitas rodas de terapia, danças circulares e momentos que houvessem essa interação entre os alunos de forma com que exercitasse os conhecimentos aprendidos e vivessem na prática a TCI. Metodologia: Estudo do tipo relato de experiência elaborado no contexto da disciplina Noções de Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa de acadêmicos do 2º período de Medicina. Resultados: Tal experiência agregou conhecimento aos estudantes de medicina quanto a importância, desenvolvimento e aplicabilidade da TCI, a qual traz consciência da origem e das implicações sociais do sofrimento humano, e onde é gerado um grupo de ajuda mútua. Dessa forma, a vivência adquirida na disciplina eletiva de TCI, vai além do conhecimento técnico e sistemático que a medicina requer, gerando assim, a construção de um médico mais voltado para os problemas sociais e também tendo consciência de formas de mediação e resolução de possíveis agruras que possam surgir com seus pacientes. Referências: BARRETO, Adalberto P. Terapia Comunitária passo a passo. 3. ed. Fortaleza: LCR, 2008.
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