Portal de Conferências da UnB, Mostra Científica do Congresso Brasileiro de Saúde Integrativa e Espiritualidade

Tamanho da fonte: 
Acupuntura: da Medicina Tradicional Chinesa ao Sistema Único de Saúde
Kevin Guimarães Guerra, Igor Dias Fontainha Rodrigues, Izabella Rebello Vieira, Marcelo Americano Berté, Mariana Braga Salgueiro

Última alteração: 2021-07-08

Resumo


Eixo Temático: PICs

Kevin Guimarães Guerra; Igor Dias; Izabella Rebello; Marcelo Americano; Mariana Braga.

1Academico de Medicina, Centro Educacional Serra dos Órgãos (UNIFESO), kekegguerra@gmail.com

Palavras-Chave: Acupuntura; Medicina Tradicional Chinesa; Práticas Integrativas e Complementares.

Introdução A acupuntura é uma técnica antiga chinesa que promove a otimização da autocura a partir de tratamentos utilizando agulhas metálicas introduzidas em certos pontos do corpo humano. Foi implementada recentemente como terapias complementares no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivos: Compreender as evidências científicas disponíveis sobre o efeito da acupuntura durante o processo saúde-doença. Metodologia: A metodologia utilizada na produção desse trabalho é revisão de literatura nacional realizada nos bancos de dados SciELO, e artigos sobre acupuntura. Desenvolvimento: Em 2006 no Brasil, as terapias complementares foram optadas como condutas terapêuticas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como homologação da Política Nacional de Praticas Integrativas e Complementares (PNPIC). O Ministério da Saúde (MS) recomenda o uso de tais práticas como estratégia de promover, conservar e recuperar a saúde, aumentando assim a sua compreensão. Incluso nelas, está presente a acupuntura, uma técnica antiga da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que tem como finalidade o diagnóstico de doenças e a promoção de cura a partir do estímulo da força de autocura do corpo ³.  A primeira informação sobre a técnica veio através de uma coleção de manuscritos chineses do século XVIII a.C. ¹. O Nei Jing, uma figura mitológica, que revelaria as técnicas da medicina chinesa.  Em relação às bases cientificas, a acupuntura obedece a impulsos nervosos, considerando que a maior parte dos pontos de inserção localiza-se nas proximidades dos nervos periféricos. No século XX, Han Jisheng descobriu em 1972, que a acupuntura era capaz de induzir o encéfalo e a medula espinhal a produzir uma ou mais substancias capazes de modificar o limiar da dor (aumento do nível de serotonina). Paralelamente a tal descoberta, o mapeamento da estrutura molecular da encefalina (analgésico) levou à suposição que a descoberta dos antagonistas mostraria o modo como a acupuntura utilizava os opióides endógenos para suprimir a dor. Os primeiros missionários que viajaram ao Oriente nos séculos XII e XII trouxeram os primeiros relatos sobre acupuntura para o Ocidente. Monges Jesuítas, a partir do século XVI, cunharam o termo, em língua portuguesa. Mas foi a partir de 1971, quando a filosofia ocidental foi apropriada pelos hippies e outros movimentos sociais alternativos houve a ocidentalização da acupuntura ². Consideração: A acupuntura evidencia resultados significativos se comparados aos tratamentos convencionais, sua incorporação nos tratamentos reduzirá o tratamento farmacológico e trazendo outros benefícios para a vida prolongada dos pacientes.

Referência Bibliográfica

1. SCOGNAMILLO-SZABÓ, M.V.R; BECHARA, G.H. Acupuntura: bases científicas e aplicações. Ciência Rural, v. 31, n. 6, pp. 1091-1099, dez. 2001. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cr/a/RDYHgzW8gQPp5zhn7VytrdJ/?lang=pt#>. Acesso em: 29 maio. 2021.

2.  VECTORE, C. Psicologia e acupuntura: primeiras aproximações. Psicol. cienc. prof.,  Brasília ,  v. 25, n. 2, p. 266-285,  jun.  2005. Disponível em < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932005000200009>. Acesso em 29  maio.  2021.

3.  CINTRA, M.E.R.; FIGUEIREDO, R. Acupuncture and health promotion: possibilities in public health services. Interface - Comunic., Saude, Educ., v.14, n.32, p.139-54, jan./mar. 2010. Disponível em:<https://www.scielo.br/pdf/icse/v14n32/12.pdf>. Acesso em: 29 maio. 2021.


Palavras-chave


Acupuntura, Medicina Tradicional Chinesa, Práticas Integrativas e Complementares